quarta-feira, abril 25, 2018

CANGURUS MORTOS À PEDRADA EM JARDIM ZOOLÓGICO CHINÊS

Um canguru morreu apedrejado num jardim zoológico no sudeste da China e outro ficou ferido depois de, em ocasiões separadas, vários visitantes atirarem pedras e tijolos aos animais na expectativa de vê-los pular. A situação escapou ao controle, e um dos animais sofreu uma hemorragia renal fatal. Depois dos incidentes, os donos do zoológico querem instalar câmaras de segurança para evitar agressões aos bichos.
É habitual que os visitantes dos zoológicos tentem provocar os marsupiais para que saltem, segundo informa a agência AFP. As vítimas, que habitavam o zoológico de Fuzhou, na província de Fuijian, foram uma canguru fêmea de 12 anos e um canguru macho de 5. Apenas uma cerca de madeira de um metro de altura separa os visitantes dos marsupiais.
O primeiro caso com consequências graves ocorreu em 28 de Fevereiro, quando várias pessoas apedrejaram uma fêmea de canguru, causando-lhe feridas graves numa pata. O animal morreu no dia seguinte, devido à hemorragia renal provocada pelas pedradas. Algumas semanas mais tarde, um marsupial macho de cinco anos ficou levemente ferido de maneira semelhante.
Os funcionários do zoológico fazem com que haja actualmente menos cangurus na área de exibição ao público, segundo relatos na imprensa chinesa. Os espécimes, de acordo com fontes do local, costumam ficar mais activos entre 8h e 10h, e entre 15h e 17h. Depois alimentam-se e deitam-se debaixo de uma árvore. Os turistas, segundo as normas do zoológico, deveriam respeitá-los.
Não é a primeira vez que algum animal fica doente no zoológico por culpa dos visitantes. Os ursos e os macacos costumam ter problemas intestinais porque muitos turistas os alimentam com comida inadequada, como bolos ou pão.
Além disso, em outros zoos do país as cenas de maus tratos também são habituais. Em Junho de 2017, por exemplo, vários accionistas de um zoológico, em disputa com a administração do parque, lançaram um burro vivo a um lago para que tigres o devorassem. Vários visitantes viram a cena e a compartilharam em vídeo nas redes sociais.
*
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/internacional/1524215499_545678.html?%3Fid_externo_rsoc=FB_BR_CM

* * *

Animais expostos ao total controlo de outros animais facilmente são vitimados. Expor animais para satisfação dos humanos como se de objectos se tratassem facilmente contribui para os objectificar, por assim dizer. É o que acontece sobretudo fora do âmbito da civilização ocidental, ou por outra, tendencialmente acontece tanto mais vezes quanto mais se estiver longe da alçada da influência civilizacional europeia, que é a influência que por princípio defende os vulneráveis e os frágeis. Quando se mete dinheiro pelo meio então, aí a coisa piora frequentemente, como no artigo se pode ler no que respeita ao que os accionistas de um jardim zoológico fizeram a um animal.