quarta-feira, novembro 04, 2009

O IMPÉRIO CELTA

Recomendo vivamente a leitura e se possível aquisição da obra «O Império Celta O Primeiro Milénio da História Celta 1000 a.c. - 51 d.c.», do académico Peter Berresford Ellis, um dos mais famosos especialistas do tema. Editada em Portugal pela editora Zéfiro, constitui um trabalho sólido, compacto, pormenorizado mas sem excessiva densidade, preciso e rigoroso sem todavia deixar de oferecer dinâmica e agradável leitura.

A sua riqueza informativa merece ser destacada, e exemplificada, como a seguir se faz, retirando da obra algumas passagens que nos dizem particularmente respeito, aos Hispânicos.

Do capítulo 3, intitulado «Península Ibérica»:

Segundo a tradição celta, um guerreiro chamado Golamh de Espanha prestou serviço ao Rei da Cítia e casou com a sua filha. Golamh passou a ser conhecido pela forma latina do seu nome, Milesius, que em Irlandês assumia a forma de Míle Easpain ("O Soldado Espanhol"). Depois da morte da sua mulher Seang, o Rei da Cítia ficou temeroso de Milesius e congeminou uma conspiração para matá-lo. Ao saber da conspiração, Milesius fugiu para o Egipto com os seus filhos, Donn e Airioch Feabhruadh, e com os seus seguidores, apresentou-se ao serviço do Faraó Nectanebus. Foi bem-sucedido ao liderar uma batalha pelo Faraó contra os Etíopes. Existiram efectivamente dois faraós de nome Nectanebus que datavam de 380 - 363 a.c. e 360 - 343 a.c. - tarde demais para a data da colonização gaélico-céltica da Irlanda e cedo demais para associar a tradição com o conhecido serviço celta prestado no exército dos faraós egípcios. As tradições irlandesas dizem que Milesius casou com Scota, a filha do Faraó, e que dois filhos, Eber e Amergin, nasceram no Egipto. Um terceiro filho, Ir, nasceu na ilha de Irena, perto da Trácia, depois que Milesius e os seus seguidores deixaram o Egipto. Um quarto filho, Colpa, nasceu na ilha de Gotia. Milesius acabou por voltar para Espanha. Aqui tomou conhecimento da morte de Ith, dado como seu sobrinho, na Irlanda - morto por Mac Cécht, Mac Cuill e Mac Gréine, os três filhos de Ogma, o Deus irlandês da eloquência e da aprendizagem - e teria então decidido vingar-se, conquistando a Irlanda. Mas ele não chegou à Irlanda, embora a sua esposa Scota o tivesse feito. Ela foi morta lutando contra os Dé Danaan e foi enterrada em Kerry. Foram os filhos de Milesius que se encarregaram da conquista e se tornaram os ancestrais do povo gaélico da Irlanda. Embora a história seja classificada como mitológica, sabemos que frequentemente a mitologia é baseada em factos e o mito da origem da Irlanda tem suficientes correlações com factos históricos para que se torne um caso de fascinante especulação.
(...)
Torna-se claro que, durante as guerras pela independência contra o Império Romano, todos os líderes mencionados tinham nomes celtas - Rhetogenes, Caraunios, Caros, Ambon, Leukon, Megaravicos e Auaros. E embora alguns escritores definam os Lusitanos como uma tribo ibérica, o seu líder na guerra contra Roma, Viriathos (Viriato), tinha um nome celta. Então seriam os Lusitanos um povo celta ou teriam os Celtas conseguido estabelecer um domínio dinástico sobre os povos ibéricos? Gaius Plinius Secundus (Plínio, o Antigo), 23/4 - 79 d.c., atesta categoricamente que os Lusitanos eream Celtas e falavam Celta. Mas Henri Hubert supõe que algumas famílias celtas tinham sido aceites nas comunidades nativas, conquistando a supremacia, provavelmente assimilando a sua cultura, mas mantendo o uso dos nomes celtas. (...) pode ser aceite que, quando a Ibéria começou a ser conquistada, primeiro pelo Império Cartaginês e depois pelo Império Romano, os Celtas constituíam grande parte da população e detinham predominância política na península. (...)
Quando em 105 a.c. os Cimbri e os Teutões, havendo derrotado três exércitos romanos, atravessaram os Pirinéus para a Península Ibérica, foram os Celtiberos que os confrontaram e, após dois anos de batalha, os forçaram a recuar de volta pelos Pirinéus. Os Celtiberos não eram inteiramente subservientes à Pax Romana e várias pequenas insurreições tiveram lugar.
(...)

De caminho, há várias considerações sobre alguns dos maiores nomes das letras romanas... que eram autores de ascendência eventualmente céltica, como Virgílio, que escreveu a maior obra literária de Roma - a Eneida, que parece imbuída de uma certa celticidade - Tito Lívio, Trogo Pompeu, etc..

Em suma, um bom achado livresco, sólida base para o estudo e a investigação das raízes da Europa Ocidental.

126 Comments:

Blogger Thor said...

só agora? eu já tinha visto esse livro há mais de um ano.

4 de novembro de 2009 às 19:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, mas eu só agora é que o li, por isso só agora o comento.
E tu, leste-o?

4 de novembro de 2009 às 20:08:00 WET  
Blogger Thor said...

não, só passei uma vista de olhos.

4 de novembro de 2009 às 20:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"não, só passei uma vista de olhos."

Como sempre, já era de esperar.

4 de novembro de 2009 às 21:08:00 WET  
Blogger Túsio Primeiro said...

Já está na minha lista de compras.

4 de novembro de 2009 às 21:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"não, só passei uma vista de olhos."

Porque é que não estou surpreendido?

4 de novembro de 2009 às 22:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Thor é um castiço, quando vê alguma coisa que possa contradizer as "suas" teorias, não se atreve a lê-las, só lhe dá uma vista de olhos. Tem medo de ser "convertido". Compreendi-te!

4 de novembro de 2009 às 23:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

não, só passei uma vista de olhos.

Pois é não te convinha.

Já agora é um bom livro, que vem por em causa o que o maluco do thor tanto diz em relação à ocupação celta da ibéria.

5 de novembro de 2009 às 09:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"O Thor é um castiço, quando vê alguma coisa que possa contradizer as "suas" teorias, não se atreve a lê-las, só lhe dá uma vista de olhos."

Mas tu acreditas mesmo que ele lê alguma coisa, seja a favor ou contra?
Acho que já tivemos tempo suficiente para perceber isso.

5 de novembro de 2009 às 11:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas ainda duvidam que esse Thor é algum comuna que vem aqui meter nojo? tpa-se á légua.

5 de novembro de 2009 às 12:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Mas ainda duvidam que esse Thor é algum comuna que vem aqui meter nojo? tpa-se á légua."

Eu não iria tão longe. Não acho que ele seja comuna... ele é um nazionalista, o que é em grande parte incompatível com o ideal nacionalista português.

Os nazionalistas são pessoas que subscrevem integralmente as teorias de supremacia racial advogadas pelo III Reich, acreditando por isso na superioridade absoluta dos povos do Norte da Europa sobre os povos da Sul da Europa.

Ele próprio já confessou acreditar que o maior desenvolvimento das nações do Norte da Europa se deve à "maior capacidade intelectual” dos povos germânicos, relativamente aos povos mediterrânicos.

Ora, ao acreditar que os germânicos são superiores a nós, ele acredita automaticamente que tudo o que esteja mais próximo dos germânicos também é melhor, mesmo que só esteja mais próximo na cabeça dele (vide a Galécia).

A confusão vem toda daí: ele sofre de um complexo de inferioridade patológico relativamente aos seus ídolos nórdicos/germânicos, que o leva a defender a posição de que o Sul de Portugal é inferior porque, alegadamente, “não tem sangue germânico”.

Eu acho que o problema do Thor é ele não ter viajado muito: se tivesse visitado a Alemanha, a Suécia ou a Noruega, teria constatado que, apesar da maior organização e desenvolvimento desses países, é muito fácil encontrar na rua gente tão ou mais parola do que muitos portugueses, incapaz de falar outra língua que não a sua e totalmente desconhecedora da realidade dos restantes países europeus.

5 de novembro de 2009 às 12:32:00 WET  
Blogger Thor said...

os aziados do costume juntam-se todos para dizerem umas alarvidades.

queres ver que agora até tinha a obrigação de ler todos os livros do Mundo??
agora por não ler X, já se fazem filmes e teorias da conspiração...

haja paciência para aturar tantos imbecis de uma vez só.

5 de novembro de 2009 às 13:38:00 WET  
Blogger Thor said...

e, sim, sou um comuna. tenho escrito na testa que sou comuna.
só me espanta não terem percebido antes.

haja paciência...

5 de novembro de 2009 às 13:39:00 WET  
Blogger Thor said...

"ele é um nazionalista, o que é em grande parte incompatível com o ideal nacionalista português."

aqui disseste uma verdade.

5 de novembro de 2009 às 13:40:00 WET  
Blogger Thor said...

e também não tem lógica nenhuma o que dizem.
se eu não o li, não sei exactamente o que lá vem, portanto não sei se o livro põe ou não em causa o que eu digo da ocupação celta. isso são teorias alucinadas de paranóicos.

mas do pouco que li, não vem lá nada que põe em causa o que digo.

5 de novembro de 2009 às 14:06:00 WET  
Blogger Thor said...

"Eu acho que o problema do Thor é ele não ter viajado muito: se tivesse visitado a Alemanha, a Suécia ou a Noruega"

já estive na Alemanha, Austria e Suiça...




", teria constatado que, apesar da maior organização e desenvolvimento desses países"

ah reconheces isso. menos mal...





", é muito fácil encontrar na rua gente tão ou mais parola do que muitos portugueses, incapaz de falar outra língua que não a sua"

ah agora só falar uma lingua é "ser parolo".
por essa lógica, 90% dos portugueses são parolos.
e isto, não falando naqueles que nem sequer sabem falar e escrever bem o português (alguns deles gravitam aqui mesmo na blogosfera) quanto mais outras linguas.
e esquecendo também os analfabetos funcionais.





"e totalmente desconhecedora da realidade dos restantes países europeus."

então estás a falar dos portugueses. só pode.

5 de novembro de 2009 às 14:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"ele é um nazionalista, o que é em grande parte incompatível com o ideal nacionalista português."

aqui disseste uma verdade.

Ele é mas é parvo.

5 de novembro de 2009 às 14:41:00 WET  
Blogger Titan said...

Infelizmente para o thor, anónimo 5 de Novembro de 2009 12:32:00 WET, não há um único cientista que diga que os germânicos são genéticamente superiores aos outros povos. Ou seja, o thor é um grande complexado.

5 de novembro de 2009 às 14:55:00 WET  
Blogger Titan said...

"Já agora é um bom livro, que vem por em causa o que o maluco do thor tanto diz em relação à ocupação celta da ibéria."

Pois não, isso não convém para o complexado thor.

5 de novembro de 2009 às 14:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

", teria constatado que, apesar da maior organização e desenvolvimento desses países"
ah reconheces isso. menos mal...

Qualquer pessoa que olhe para os indicadores de desenvolvimento desses países reconhece. Mas tal NÃO IMPLICA a superioridade étnica das gentes que lá vivem.


”ah agora só falar uma lingua é "ser parolo".”

Generalização abusiva, como sempre. Eu disse que falar apenas uma língua fazia parte de ser parolo (e é verdade, hoje em dia qualquer pessoa que vá à escola fala pelo menos duas). Mas nunca disse que falar apenas uma língua era ser parolo.


”e isto, não falando naqueles que nem sequer sabem falar e escrever bem o português”

Alguns alemães também não sabem escrever alemão. E quem diz alemães diz outros…

“e esquecendo também os analfabetos funcionais.”
Esses existem em todas as nações.

""e totalmente desconhecedora da realidade dos restantes países europeus."
então estás a falar dos portugueses. só pode."

Obviamente que muitos portugueses poderão ser enquadrados nesta descrição, mas só alguém muito complexado é que pode insinuar que apenas os portugueses desconhecem o exterior, quando nos chegam provas constantes que existem europeus em todos os países deste continente que ignoram o que se passa do outro lado da fronteira, quanto mais em países europeus separados por milhares de quilómetros de distância.

5 de novembro de 2009 às 15:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Infelizmente para o thor, anónimo 5 de Novembro de 2009 12:32:00 WET, não há um único cientista que diga que os germânicos são genéticamente superiores aos outros povos. Ou seja, o thor é um grande complexado."

Claro, mas foi precisamente isso que eu quis dizer. Qualquer um que acredite que os germânicos são superiores apenas por serem germânicos ou por estarem presentemente num estado de desenvolvimento económico/social/estrutural mais avançado é um idiota e, verdade seja dita, um racista de facto.

Ser pela preservação das etnias é uma coisa, ser pela supremacia de uma etnia em particular é outra bem distinta. E não entendo como é que um Português pode sequer defender esse ideal, sobretudo sabendo aquilo que muitos germânicos pensam e dizem a nosso respeito.

5 de novembro de 2009 às 15:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«"ele é um nazionalista, o que é em grande parte incompatível com o ideal nacionalista português."

aqui disseste uma verdade.

Ele é mas é parvo.»

Parvo deves ser tu, ou então nazi, ou então "galaico". Qualquer uma das três vai dar ao mesmo. Ser nacionalista NÃO É ser nazi. O segundo implica o primeiro, mas o primeiro não implica o segundo.

Mas alguém aqui ainda tem dúvidas que as tretas do Thor resultam do facto dele acreditar convictamente que os povos do Norte são melhores do que os do Sul?

5 de novembro de 2009 às 15:50:00 WET  
Blogger Thor said...

não nenhum cientista que diga...bla bla bla...

espera lá! mas será que não ouvi já estes argumentos noutro lado qualquer?

não é o ciscokid que também diz que nenhum cientista afirma a superioridade dos brancos relativamente aos negros???

é o mesmissimo argumento, a mesmissima K7.

como se a realidade estivesse dependente daquilo que os cientistas afirmam ou deixam de afirmar.
ainda por cima, estando a comunidade dominada pelo "socialmente correcto".

esse é um argumento igualzinho ao cisco, aos esquerdistas, etc só que nem se apercebem ou então não se importam.


muito bem. então ninguém é superior, e "somos todos iguais".
nesse caso, aplica-se o mesmo aos negros, pois nenhum cientista "provou" que fôssemos superiores.
e também não está sequer "provado" que existam raças.
logo vocês são todos paranóicos e esquizofrénicos.
e isto utilizando a vossa própria "lógica" absurda e contraditória.

5 de novembro de 2009 às 15:58:00 WET  
Blogger Thor said...

"sobretudo sabendo aquilo que muitos germânicos pensam e dizem a nosso respeito."

porque esse português não tem palas nos olhos e sabe que quase tudo o que eles pensam/dizem...é verdade.

5 de novembro de 2009 às 16:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"não é o ciscokid que também diz que nenhum cientista afirma a superioridade dos brancos relativamente aos negros???

é o mesmissimo argumento, a mesmissima K7."

Errado, a ciência já demonstrou diferenças anatómicas, estruturais, hormonais e metabólicas entre brancos e negros.

A comunidade científica internacional aceita essas diferenças, mas recusa-se a utilizar essas diferenças como critério de distinção entre raças.

Já as tuas diferenças nunca foram demonstradas.

"como se a realidade estivesse dependente daquilo que os cientistas afirmam ou deixam de afirmar."

Bem, esta frase diz tudo. Queres ver que tu tens mais autoridade do que os cientistas para ditar o que é e o que deixa de ser a realidade?

5 de novembro de 2009 às 16:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"porque esse português não tem palas nos olhos e sabe que quase tudo o que eles pensam/dizem...é verdade."

Que idiotice monumental. Queres ver que agor aos alemães que dizem que os Portugueses são intelectualmente inferiores detêm o exclusivo da verdade?

Palas nos olhos tens tu, e são enormes!
És uma anedota, Thor. Uma anedota!

5 de novembro de 2009 às 16:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas como é que alguém pode dizer que os "galaicos" são germanicos.
Essa é mesmo para rir, só mesmo um gajo como esse thor(que o deus dos trovões o perdoe por usar o seu nome como nick)para dizer tamanha alarvidade.
Quanto à preseça celta na península tendo a criatura dito que os celtas apenas estiveram pela a galaecia e que nunca no resto da península, o livro vem desmentir as suas teorias da treta.

5 de novembro de 2009 às 17:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"
Eu acho que o problema do Thor é ele não ter viajado muito: se tivesse visitado a Alemanha, a Suécia ou a Noruega, teria constatado que, apesar da maior organização e desenvolvimento desses países, é muito fácil encontrar na rua gente tão ou mais parola do que muitos portugueses, incapaz de falar outra língua que não a sua e totalmente desconhecedora da realidade dos restantes países europeus."

Nem é preciso viajar para ver que há nórdicos imperfeitos lol Basta ver os turistas ingleses que por aí andam.
Parolos há em todo o lado. Lá por terem grande economias e um nível de vida bom, e esse mérito ninguém lhes tira, é claro que a parte do "ser germânico" está muito idealizada. Aliás, foi a idealizar os germânicos que o Hitler os conseguiu motivar. Às vezes parecem que se esquecem que eles também são humanos e metem-nos num patamar que enfim...

5 de novembro de 2009 às 17:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"
"e totalmente desconhecedora da realidade dos restantes países europeus."

então estás a falar dos portugueses. só pode."

Oh Thor, já estás a exagerar. Quantos alemães nunca devem ter saído da Alemanha? Vários, acredita. E quanto maior a dimensão dos países menor é a probabilidade de não conhecerem a realidade exterior. E sinceramente, não é por um alemão aterrar no aeroporto de Sevilha e passar 10 dias na praia que passa a conhecer a realidade sul-europeia. Muitas vezes, mesmo que viajemos, é preciso alguma tempo e muito contacto quotidiano para conhecer esses países.
e não percebo porque é que dizes que "só podes estar a falar dos portugueses". Até parece que são os únicos que não conhecem bem o exterior! A maioria das pessoas no MUNDO não conhecem. Vê o grande exemplo dos americanos...

5 de novembro de 2009 às 17:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"porque esse português não tem palas nos olhos e sabe que quase tudo o que eles pensam/dizem...é verdade."

Oh claro. Já agora, que defeitos apontas aos germanicos? Será que têm algum? Ou são mesmo a perfeição em forma humana?
Sinceramente, isso para mim não passa de um gosto estético teu pelo fenótipo nórdico. Já aqui se falar do caso dos amarelos mas o que é certo é que certo pessoal só "dá" nos nórdicos.

5 de novembro de 2009 às 17:40:00 WET  
Blogger Titan said...

"espera lá! mas será que não ouvi já estes argumentos noutro lado qualquer?

não é o ciscokid que também diz que nenhum cientista afirma a superioridade dos brancos relativamente aos negros???"

Parece que de vez em quando o ciscokid acerta.

"é o mesmissimo argumento, a mesmissima K7."

O que me dá uns grandes abalos.

"como se a realidade estivesse dependente daquilo que os cientistas afirmam ou deixam de afirmar.
ainda por cima, estando a comunidade dominada pelo "socialmente correcto"."

Pois, a avaliação genética dum povo está acessível a qualquer pessoa, ah, pois está, nem é preciso conhecimentos científicos, nem análises genéticas, nem experiências, é chegar, ver e vencer.

5 de novembro de 2009 às 17:41:00 WET  
Blogger Thor said...

acontece que, nem eu disse que os galaicos são "germânicos", nem disse que só houve celtas no Noroeste Peninsular.

e olha que nem o Caturo me atribuiu uma coisa dessas.

estás pura e simplesmente a ser um atrasado mental, ou seja, igual a ti próprio.

se não sabes interpretar nada do que se diz, fica fora das conversas para não fazeres figuras tristes.

5 de novembro de 2009 às 18:02:00 WET  
Blogger Thor said...

"A comunidade científica internacional aceita essas diferenças, mas recusa-se a utilizar essas diferenças como critério de distinção entre raças."

então pronto...
como a comunidade não utiliza as diferenças como critério para distinguir raças, podemos dizer que não há provas de que existem raças.
para haver provas, toda a comunidade tinha de aceitar isso como critério de distinção entre raças.

como isso não acontece...então não há provas.
logo, não há raças.

é a vossa "lógica"(???) de merda.

portanto, ficas a saber que és um doido varrido que acredita nessas coisas de raça sem haver prova alguma, sem toda a ciência aceitar a existência de raças.

5 de novembro de 2009 às 18:05:00 WET  
Blogger Thor said...

"Já as tuas diferenças nunca foram demonstradas."

então, pela tua lógica, a existência de raças também nunca foi.
pois tu só aceitas a realidade se vier toda a comunidade cientifica em peso dizer: "sim senhor! podem estar descansados porque as raças existem mesmo! podem ser racistas à vontade sem medo".

é a tua lógica.
temos pena, mas até prova em contrário, não existem raças.
e se dizes o contrário, eu exigo provas.
caso contrário, devias estar internado numa instituição.

5 de novembro de 2009 às 18:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"como a comunidade não utiliza as diferenças como critério para distinguir raças, podemos dizer que não há provas de que existem raças."

Não distorças aquilo que eu disse. Eu disse que há provas de que existem diferenças entre as raças e essas provas são aceites pela comunidade científica.

O que não é aceite pela comunidade científica é o conceito de raça humana, o que é muito diferente de não haver raças.

"é a tua lógica.
temos pena, mas até prova em contrário, não existem raças."

Não é minha lógica, coisa nenhuma. Eu fui bem claro: a comunidade científica não reconhece a existência de raças, mas reconhece provas em como existem diferenças entre grupos de seres humanos que poderiam, de um ponto de vista fenotípico, ser classificados em raças.

O que não reconhece em absoluto é provas de que os "galaicos" existam.

"e se dizes o contrário, eu exigo provas."

Os negros não são superiores em algumas provas de atletismo? E os brancos não são superiores noutras? Os negros não têm maiores níveis de testosterona? Os negros não têm maior densidade óssea? Diferente estrutura craniana? Não são mais susceptíveis a doenças cardiovasculares?


"caso contrário, devias estar internado numa instituição."

Querem ver que agora és espcialista em saúde mental, não? Logo tu, a pessoa mais incongruente neste espaço!

Já te expliquei, Thor: tu serias ridicularizado em qualquer universidade, em qualquer instituto ou academia de investigação. És tu quem precisa de ajuda, és tu que passas os dias a “argumentar” contra a esmagadora maioria das pessoas neste blogue. És um fanático, um doente!!!...

5 de novembro de 2009 às 19:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

Uma das coisas que o livro diz é que a Galiza não é considerada como nação céltica.

5 de novembro de 2009 às 19:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Uma das coisas que o livro diz é que a Galiza não é considerada como nação céltica."

A isto eu só acrescentaria: olé! :)

5 de novembro de 2009 às 19:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Titan disse...
Infelizmente para o thor, anónimo 5 de Novembro de 2009 12:32:00 WET, não há um único cientista que diga que os germânicos são genéticamente superiores aos outros povos. Ou seja, o thor é um grande complexado.
"

tambem nao ha um unico cientista que diga que os europeus sao geneticamente superiores.




"Errado, a ciência já demonstrou diferenças anatómicas, estruturais, hormonais e metabólicas entre brancos e negros."

"Os negros não são superiores em algumas provas de atletismo? E os brancos não são superiores noutras? Os negros não têm maiores níveis de testosterona? Os negros não têm maior densidade óssea? Diferente estrutura craniana? Não são mais susceptíveis a doenças cardiovasculares?"

e entre os europeus, os nordicos tambem sao superiores em provas de nataçao entre outras.
Por outro lado os europeus do sul geralmente sao superiores em certas provas de atletismo.
E os nordicos nao tem diferente estrutura craniana tambem? maxilares mais largos. Depois ha aqueles mapas das diferentes estruturas cranianas ao longo da Europa. E a nivel de altura, geralmente os nordicos sao mais altos que os povos do sul.
Para ja nem falar das diferenças fisicas da cor de cabelo e olhos.
Portanto, sim ha diferenças fisicas.
Portanto a ciencia tambem demonstrou que ha diferenças fisicas, hormonais entre europeus do norte, sul, leste, etc.

5 de novembro de 2009 às 20:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"A isto eu só acrescentaria: olé! :)"

e eu a pensar que voces queriam que toda a Portugaliza fosse considerada Celta! E eu a pensar que gostavam de toda a faixa atlantica, afinal parece que ha ai uns certos odios, dentro dum país que voces defendem da Corunha ao Algarve.
Afinal, desejam que o Norte nao seja Celta. Talvez so queiram que o Sul seja Celta, não sei.

Bem, um país em que uns desejam que uns nao sejam reconhecidos e apenas os outros o sejam, não me parece lá um país muito saudavel.

Presumo que o anonimo que deseja que considerem a Galiza como nao Celta, queira distancia dela e nao a queira integrar em Portugal.

5 de novembro de 2009 às 20:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Portanto a ciencia tambem demonstrou que ha diferenças fisicas, hormonais entre europeus do norte, sul, leste, etc."

Ninguém disse o contrário. Mas o que está em causa é a existência da raça Galaica. Essa é que nunca foi demonstrada.

5 de novembro de 2009 às 20:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Presumo que o anonimo que deseja que considerem a Galiza como nao Celta, queira distancia dela e nao a queira integrar em Portugal."

Presumes mal, por dois motivos: primeiro porque quem considera que a a Galécia não é celta é o autor do livro, não eu.

Segundo, porque eu sou um nacionalista português, e por isso defendo a integridade territorial do meu país, sobretudo porque ninguém me demonstrou até hoje que o Norte e o Sul de Portugal são etnicamente diferentes.

Mas não deixa de ser curioso que vocês paracem estar complexados com a ideia de não serem classificados como celtas... não me digam que passam a gostar menos de vocês próprios se descobriram que não têm ascendência celta?!

5 de novembro de 2009 às 20:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"e eu a pensar que voces queriam que toda a Portugaliza fosse considerada Celta! E eu a pensar que gostavam de toda a faixa atlantica, afinal parece que ha ai uns certos odios, dentro dum país que voces defendem da Corunha ao Algarve.
Afinal, desejam que o Norte nao seja Celta. Talvez so queiram que o Sul seja Celta, não sei. "

Vê se entendes, aqui quem não gosta do Sul de Portugal são vocês, "galaicos". Nós adoramos o Norte de Portugal e consideramos os nortenhos nossos irmãos.

5 de novembro de 2009 às 20:33:00 WET  
Blogger Titan said...

"tambem nao ha um unico cientista que diga que os europeus sao geneticamente superiores."

O que não me chateia nada pois eu sou um nacionalista, e não um supremacista branco.

"e entre os europeus, os nordicos tambem sao superiores em provas de nataçao entre outras.
Por outro lado os europeus do sul geralmente sao superiores em certas provas de atletismo.
E os nordicos nao tem diferente estrutura craniana tambem? maxilares mais largos. Depois ha aqueles mapas das diferentes estruturas cranianas ao longo da Europa. E a nivel de altura, geralmente os nordicos sao mais altos que os povos do sul.
Para ja nem falar das diferenças fisicas da cor de cabelo e olhos.
Portanto, sim ha diferenças fisicas.
Portanto a ciencia tambem demonstrou que ha diferenças fisicas, hormonais entre europeus do norte, sul, leste, etc."

Hormonais??? Estás-te a esticar.
E essas diferenças são minúsculas, e não chegam para definir povos. Por exemplo, não se pode dizer que um francês loiro e um francês moreno pertencem a povos diferentes.

5 de novembro de 2009 às 20:39:00 WET  
Blogger Titan said...

"Vê se entendes, aqui quem não gosta do Sul de Portugal são vocês, "galaicos". Nós adoramos o Norte de Portugal e consideramos os nortenhos nossos irmãos."

Bem dito.

5 de novembro de 2009 às 20:41:00 WET  
Blogger Thor said...

"Segundo, porque eu sou um nacionalista português, e por isso defendo a integridade territorial do meu país"


não defendes a integridade territorial do teu país, não. sobretudo quando tu queres (tu e outros) anexar a Galiza, para aumentar o território do país.
e por ironia, querem anexar é precisamente o território que dizem que "não é celta", "está cheio de berberes", "está afastado de Portugal", etc, etc.

estranha coerência esta.

5 de novembro de 2009 às 20:52:00 WET  
Blogger Thor said...

"Vê se entendes, aqui quem não gosta do Sul de Portugal são vocês, "galaicos". Nós adoramos o Norte de Portugal e consideramos os nortenhos nossos irmãos."

e eu a pensar que este gajo era o "Minhoto".
afinal parece que não...

5 de novembro de 2009 às 20:53:00 WET  
Blogger Thor said...

outra coisa, então esse autor já é "credivel"?? já não é "nazi"??

eu não li nada disso, mas em que é que ele se baseia para dizer isso, já agora?

5 de novembro de 2009 às 20:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

«outra coisa, então esse autor já é "credivel"?? já não é "nazi"??»

Não sei se é nazi. O que sei é que é um dos académicos mais respeitados no tema céltico. E explica porque não considera a Galiza como nação céltica.


«eu não li nada disso, mas em que é que ele se baseia para dizer isso, já agora?»

Porque não o vais ler? Volta a entrar numa livraria e dar uma vista de olhos ao livrito... ou então terás de esperar até eu voltar a ter o livro à mão.

5 de novembro de 2009 às 21:03:00 WET  
Blogger Caturo said...

«e por ironia, querem anexar é precisamente o território que dizem que "não é celta",»

Ter um forte substrato celta é diferente de «ser celta». Formalmente, não o é, tal como Portugal não o é, ponto final. Paciência. Será, isso sim, celto-romana.


«"está cheio de berberes", "está afastado de Portugal", etc,»

Não, não dizemos nada disso - quem diria isso, SE fosse coerente, serias TU, depois de teres gramado nas ventas com o mapa do E3B na Ibéria.

5 de novembro de 2009 às 21:05:00 WET  
Blogger Thor said...

a Galiza não é celta, mas o Sul de Portugal já o é (boa piada)
então, nesse caso, mais vale ficarem como estão.
aliás, até deve ser preferivel livrarem-se também do Norte de Portugal, que é outra região "não-celta", etc

não sei o que o autor disse, mas se é só do ponto de vista linguistico, claro que a Galiza não é celta.
nem pouco, nem muito. simplesmente não o é. não há cá "substrato celta".

5 de novembro de 2009 às 21:16:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"não defendes a integridade territorial do teu país, não. sobretudo quando tu queres (tu e outros) anexar a Galiza, para aumentar o território do país.
e por ironia, querem anexar é precisamente o território que dizem que "não é celta", "está cheio de berberes", "está afastado de Portugal", etc, etc."

A Portugaliza não se trata de anexação, mas sim de união. E só será possível se os Galegos quiserem.

"estranha coerência esta."
Mais coerência é impossível, visto que portugueses e galaicos são um só povo.


"e eu a pensar que este gajo era o "Minhoto".
afinal parece que não..."

Também já houve uma altura que me confundiste com o Caturo... na volta pensas que toda a gente que não subscreve as tuas tretas sobre a Galécia é o mesmo gajo... enfim, suponho que não queres acreditar que a maioria dos Portugueses considera as tuas ideias absurdas.

5 de novembro de 2009 às 21:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Vê se entendes, aqui quem não gosta do Sul de Portugal são vocês, "galaicos". Nós adoramos o Norte de Portugal e consideramos os nortenhos nossos irmãos."

"Presumes mal, por dois motivos: primeiro porque quem considera que a a Galécia não é celta é o autor do livro, não eu."

presumo bem, porque tu disseste "olé", ficaste bastante satisfeito e agradado.
ora alguem ficar contente por o outro nao ser considerado isto ou aquilo, revela que ha ai um certo desprezo pela Galiza que tanto querem anexar e dizem ser do vosso país.

Acho que se sentissem a Galiza como parte do vosso país, nao diriam olé por nao ser considerada celta. Ficariam lixados, assim como ficam lixados quando o thor diz que o algarve nao é celta ou qualquer coisa do genero.
Portanto as vossas atitudes, só me levam a pensar que o que querem é anexar terras e povos, gostem ou não gostem deles, desejem-lhes mal ou não.

E já não é a 1 vez que vos vejo a dizer olés ou a ficar contentes por a Galiza ser isto ou nao ser aquilo.
Ja aqui ha tempos, quando disseram que a Galiza tambem tinha sangue negro, houve comentadores que deram pulos de alegria e mostraram satisfaçao por tal facto.
Acho isso estranho para quem diz que a Galiza é do seu pais e a quer anexar.
Eu como Nortenho, se me dissessem que Tras os Montes tinha sangue negro, eu ficaria triste, mesmo que houvesse transmontanos que quisessem a independencia. Ja se me dissessem que ToMontes nao tinha sangue negro ficava contente.

5 de novembro de 2009 às 22:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Mas não deixa de ser curioso que vocês paracem estar complexados com a ideia de não serem classificados como celtas... não me digam que passam a gostar menos de vocês próprios se descobriram que não têm ascendência celta?!
"

Eu não, só estranhei foi o facto de voces ficarem todos contentes por a Galiza nao ser considerada Celta ou por ter sangue negro, quando por outro lado dizem querer anexa-la.
É estranha essa vossa atitude e só demonstra que não gostam, desprezam e desejam mal ao Norte, apesar de quererem anexa-lo.

E a atitude do Titan é bem sintomatica disso. Ele está-se a marimbar se é defendida e preservada a identidade dos Galegos, o que ele quer é pôr mais um povo a pensar que é Portugues e Lusitano. E quando eu lhe disse que os Galegos nao iam gostar da atitude dele, de que ao integrar a Portugaliza, so podiam ser considerados Lusitanos e nao podiam ser Galegos porque isso é anti-nacional e porque todos temos de ser Lusitanos e tal, ele ai ja disse, ok se eles não gostam ou não querem ser Lusitanos, então já não os quero na Portugaliza.

Que raio de país esse que vocês defendem em que ficam contentes por o Norte ter sangue negro e nao ser Celta e em que se os Galegos nao abdicarem da sua Galeguidade para passarem a considerar-se Lusitanos, então já não podem fazer parte do Portugal Lusitano.


Quanto a mim tanto me faz se a comunidade internacional diz que somos celtas ou magrebinos ou albinos ou africanos.
O que eu quero é independencia e preservar o povo nortenho, longe de misturas com o centro e sul de portugal, longe de misturas com eslavos, indianos, iranianos, germanicos e outros povos.

5 de novembro de 2009 às 22:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"a Galiza não é celta, mas o Sul de Portugal já o é (boa piada)
então, nesse caso, mais vale ficarem como estão.
aliás, até deve ser preferivel livrarem-se também do Norte de Portugal, que é outra região "não-celta", etc"

A diferença é que, mesmo que o Norte de Portugal não fosse celta e o sul sim, tal não constituiria motivo para nos "livrarmos dele", porque ainda assim seria necessário comprovar geneticamente que essa diferença justificava uma eventual separação. Esta é a diferença entre nós e tu. Nós lidamos com números e factos concretos, tu apenas com conjecturas.

5 de novembro de 2009 às 22:35:00 WET  
Blogger Caturo said...

«a Galiza não é celta, mas o Sul de Portugal já o é (boa piada)»

Outra mentira imbecil, que, pelo teu próprio critério, justificaria a supressão da tua mensagem. Distorsão desonesta e idiota que só serve para gerar confusão e sabotar o debate, que é o que tu queres sempre que estás a perder.



«não sei o que o autor disse, mas se é só do ponto de vista linguistico, claro que a Galiza não é celta.
nem pouco, nem muito. simplesmente não o é. não há cá "substrato celta".»

Há cá substrato celta sim, e isso é importante. Mas não chega para a colocar no mesmo grupo das nações formalmente célticas.

5 de novembro de 2009 às 22:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"O que eu quero é independencia e preservar o povo nortenho, longe de misturas com o centro e sul de portugal"

Ah, ainda bem que esclareces. És portanto um "galaico" que julga que as gentes do Norte são diferentes das gentes do resto do país, mesmo sem haver provas concretas da existência dessas diferenças!...

Felizmente, aquilo que tu queres não é o que a maioria dos nortenhos querem…

5 de novembro de 2009 às 22:48:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Que raio de país esse que vocês defendem em que ficam contentes por o Norte ter sangue negro e nao ser Celta e em que se os Galegos nao abdicarem da sua Galeguidade para passarem a considerar-se Lusitanos, então já não podem fazer parte do Portugal Lusitano.»

Isso é mais uma mentira que estás a inventar, tu, thor, ops, perdão, tu, amigo do thor, que escreves tal e qual como o thor. Nunca ninguém disse nada disso que estás para aí a atribuir ao Titan.

Quanto a contentamentos, o anónimo só mostrou contentamento por ver negada a tua teoria sobre a pertença da Galiza ao grupo dos países célticos. Porque, demonstrações de contentamento a sério, só vi da parte do teu amigo thor, que uma vez até se riu ao dizer que determinado mapa mostrava mais sangue x ou y (negro ou árabe) no sul e centro de Portugal.

5 de novembro de 2009 às 22:50:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Nós lidamos com números e factos concretos, tu apenas com conjecturas.»

Ainda se fosse só com conjecturas... o grave, e idiota, é que lida com conjecturas (que lhe agradam) COMO SE fossem certezas.

5 de novembro de 2009 às 22:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"presumo bem, porque tu disseste "olé", ficaste bastante satisfeito e agradado."

O meu "olé" quis apenas reforçar o facto de haver um autor que sugere que teoria da Galiza celta poderá ser treta. E continuo sem perceber porque é que a ideia da Galiza não ser celta te ofende tanto.

"ora alguem ficar contente por o outro nao ser considerado isto ou aquilo, revela que ha ai um certo desprezo pela Galiza que tanto querem anexar e dizem ser do vosso país."

Antes pelo contrário. Uma coisa é a Galiza ser celta, outra coisa é ter influência celta. Portugal tem influência celta mas não é celta.... logo, só posso ficar contente que a Galiza seja, porque atesta o facto de Portugal e Galiza serem próximos.

"Acho que se sentissem a Galiza como parte do vosso país, nao diriam olé por nao ser considerada celta.

Achas mal, porque pouco me importa se o país é celta ou não. O que me importa é se é etnicamente homogéneo ou não. Se os portugueses fossem todos pretos, não valeria ainda assim lutar pela preservação da nossa identidade?

"Ficariam lixados, assim como ficam lixados quando o thor diz que o algarve nao é celta ou qualquer coisa do genero."

O problema não está no Thor dizer que o Algarve não é celta. O problema está no Thor dizer que o Algarve não é celta mas que o Minho já o é.


"Portanto as vossas atitudes, só me levam a pensar que o que querem é anexar terras e povos, gostem ou não gostem deles, desejem-lhes mal ou não."

És livre de pensar o que quiseres, mas essa é uma conclusão precipitada. Já aqui se disse porquê: os portugueses do Sul e os galegos são um só povo.

5 de novembro de 2009 às 22:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Ainda se fosse só com conjecturas... o grave, e idiota, é que lida com conjecturas (que lhe agradam) COMO SE fossem certezas."

Deve ser da sua elevada instrução académica. Confere-lhe o direito de ditar o que é real e o que não é. :)

5 de novembro de 2009 às 22:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Thor mete gelo que isso passa, triplamente esmagado.

siga para o bingo

Viva a Portugal!
BRANCO NACIONALISTA E IDENTITÁRIO

6 de novembro de 2009 às 01:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

mas os identitarios negam a existencia da galecia?

é melhor extinguirem-se

6 de novembro de 2009 às 03:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E quais são as provas de que a Galécia está viva?

6 de novembro de 2009 às 14:33:00 WET  
Blogger Thor said...

"O problema não está no Thor dizer que o Algarve não é celta. O problema está no Thor dizer que o Algarve não é celta mas que o Minho já o é."


e onde está o problema disso?
tem que ser tudo igual?
se um é, o outro também é.
se um não é, o outro também não?

6 de novembro de 2009 às 14:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"mas os identitarios negam a existencia da galecia?"


Mas qual gallaecia, não existe gallaecia tal como não existe lusitania, ou betica ou tarraconensis ou Coni.

Existe Portugal glorioso e irredutivel deSSde 1143!

6 de novembro de 2009 às 14:54:00 WET  
Blogger Thor said...

"Porque, demonstrações de contentamento a sério, só vi da parte do teu amigo thor, que uma vez até se riu ao dizer que determinado mapa mostrava mais sangue x ou y (negro ou árabe) no sul e centro de Portugal."

pois, mas eu não digo que é tudo a mesma nação.
vocês é que dizem que é tudo a mesma nação.
portanto, se dizem ser "tudo igual", o contentamento é estranho é em vocês e não em mim.

6 de novembro de 2009 às 14:58:00 WET  
Blogger Thor said...

"A diferença é que, mesmo que o Norte de Portugal não fosse celta e o sul sim, tal não constituiria motivo para nos "livrarmos dele", porque ainda assim seria necessário comprovar geneticamente que essa diferença justificava uma eventual separação."


eu sei. tu foste o mesmo gajo que disseste que se Portugal ainda tivesse colónias marroquinas, que continuavas na mesma a defender a "integridade territorial".

ou seja, és minho-timorense e eu não te critico por isso.
é uma opção com a qual não concordo, somente isso.

6 de novembro de 2009 às 15:00:00 WET  
Blogger Thor said...

"Mas qual gallaecia, não existe gallaecia tal como não existe lusitania, ou betica ou tarraconensis ou Coni."

comparar a Gallaecia com essas provincias romanas é cómico...

6 de novembro de 2009 às 15:01:00 WET  
Blogger Thor said...

"Deve ser da sua elevada instrução académica. Confere-lhe o direito de ditar o que é real e o que não é. :)"

pedantismo versão...ups, perdi-lhe a conta.

6 de novembro de 2009 às 15:02:00 WET  
Blogger Thor said...

"os portugueses do Sul e os galegos são um só povo."

e a ibéria também é.
excluis os outros ibéricos porquê?

6 de novembro de 2009 às 15:02:00 WET  
Blogger Thor said...

"Há cá substrato celta sim,"

do ponto de vista linguistico...não.
temos pena.

6 de novembro de 2009 às 15:03:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Há cá substrato celta sim,"

«do ponto de vista linguistico...não.
temos pena.»

Não precisas de ter pena, porque possível ou provavelmente há mesmo substrato linguístico céltico em Portugal.
Isto além do folclore, claro está, e segundo Leite de Vasconcelos.

6 de novembro de 2009 às 15:08:00 WET  
Blogger Titan said...

"comparar a Gallaecia com essas provincias romanas é cómico..."


A Galécia também era uma provincia romana.

6 de novembro de 2009 às 15:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

«pois, mas eu não digo que é tudo a mesma nação.
vocês é que dizem que é tudo a mesma nação.
portanto, se dizem ser "tudo igual", o contentamento é estranho é em vocês e não em mim.»

Não, não é, pelo motivo já explicado.

6 de novembro de 2009 às 15:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mas os identitarios negam a existencia da galecia?

é melhor extinguirem-se»

Quem é melhor extinguir-se é quem quer extinguir Portugal.

6 de novembro de 2009 às 15:13:00 WET  
Blogger Thor said...

mas qual exitinguir Portugal? :D
Portugal só há um, e termina no Mondego, máximo dos máximos.

6 de novembro de 2009 às 15:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"pedantismo versão...ups, perdi-lhe a conta."

Complexo de inferioridade e iliteracia, versão Thor.

6 de novembro de 2009 às 15:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"eu sei. tu foste o mesmo gajo que disseste que se Portugal ainda tivesse colónias marroquinas, que continuavas na mesma a defender a "integridade territorial"."

Infelizmente para ti, não fui. O meu critério é muito claro: só se deve unir aquilo que é etnicamente idêntico e geneticamente comprovável.

6 de novembro de 2009 às 15:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Quem é melhor extinguir-se é quem quer extinguir Portugal."

Muito bem dito. Este é cerne da questão: Portugal é um todo do Minho ao Algarve, cultural e etnicamente homogéneo. O resto é conversa de ressabiado regionalista, que julga que pode resolver os seus complexos de inferioridade criando aldeias de Astérix.

6 de novembro de 2009 às 15:40:00 WET  
Blogger Thor said...

então a ibéria também é um todo.

viva o iberismo!

portugal es españa!
que viva españa grande y una!!

6 de novembro de 2009 às 16:14:00 WET  
Blogger Titan said...

"mas qual exitinguir Portugal? :D
Portugal só há um, e termina no Mondego, máximo dos máximos."

Isso é só porque tu queres.

6 de novembro de 2009 às 16:15:00 WET  
Blogger Thor said...

"há mesmo substrato linguístico céltico em Portugal."

insignificante...

6 de novembro de 2009 às 16:16:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Portugal só há um, e termina no Mondego, máximo dos máximos."

O próprio Afonso Henriques teria ficado pasmado ao ouvir semelhante disparate. E a seguir mandava que te cortassem a cabeça, isto é, se não ta cortasse ele próprio! :)

6 de novembro de 2009 às 16:19:00 WET  
Blogger Thor said...

quando o Afonso Henriques morreu, o Algarve nem era português e estás para aí a dizer disparates...

6 de novembro de 2009 às 16:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mas qual exitinguir Portugal? :D
Portugal só há um, e termina no Mondego, máximo dos máximos.»

Não. O único Portugal que existe neste dimensão vai até ao Algarve. Quem não gosta, que se vá embora, ou para outro país, ou para outra dimensão, se puder.

6 de novembro de 2009 às 20:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

"há mesmo substrato linguístico céltico em Portugal."

«insignificante...»

Não tens competência científica para avaliar uma matéria que nem sequer foi devidamente estudada.

Além disso, repito, há também a questão do folclore, que em Portugal tem algum substrato céltico.

6 de novembro de 2009 às 20:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

«quando o Afonso Henriques morreu, o Algarve nem era português e estás para aí a dizer disparates...»

Pois, mas Afonso Henriques bateu os Mouros em Lisboa, que é bem abaixo do Mondego, e tu para aí a dizer asneiras... quanto ao Algarve, até parece que o primeiro rei de Portugal deixou escrito que não queria que essa parte fosse reconquistada, ehhehehh...

6 de novembro de 2009 às 20:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

«então a ibéria também é um todo.»

Outra vez a mesma merda imbecil já mais que rebatida. Depois diz que no blogue dele não gosta que lhe digam na fuça as coisas que ele «já disse que não era assim!». :)

6 de novembro de 2009 às 20:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Debater com um lunático chamado thor dá nisto, os factos podem deitar por terra as estórias da carochinha lá do sotão dele, mas ele gosta de marrar nos seus próprios disparates - a isso chama-se demência.

7 de novembro de 2009 às 00:01:00 WET  
Blogger Thor said...

" quanto ao Algarve, até parece que o primeiro rei de Portugal deixou escrito que não queria que essa parte fosse reconquistada, ehhehehh..."

claro que não.
ele se pudesse, até tinha conquistado a ibéria toda e o mais que pudesse.

9 de novembro de 2009 às 14:05:00 WET  
Blogger Thor said...

"«então a ibéria também é um todo.»

Outra vez a mesma merda imbecil já mais que rebatida."


mas do ponto de vista racial, a ibéria não tem qualquer diferença.

confirmas ou negas?

9 de novembro de 2009 às 14:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

Confirmo inteiramente. Nem a Ibéria nem a Europa.

9 de novembro de 2009 às 18:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

«claro que não.
ele se pudesse, até tinha conquistado a ibéria toda e o mais que pudesse.»

Tal como os teus amiguinhos de Leão, que por ganância e canalhice até traíram Afonso Henriques.

9 de novembro de 2009 às 18:29:00 WET  
Blogger Thor said...

nem a Ibéria, nem a Europa hehehe
e
ntão, nesse caso, o Magreb também é racialmente igual à Europa.
não tem qualquer diferença.
e depois não gostam que digam que são "white-power" e multi-culturalistas...

9 de novembro de 2009 às 18:40:00 WET  
Blogger Thor said...

"Tal como os teus amiguinhos de Leão, que por ganância e canalhice até traíram Afonso Henriques."

hehehe não.
pura patetice tua.
não houve traição nenhuma. e a única ganância foi a do teu idolo meio-francês que não respeitou o acordo de só conquistar para Sul e quis ficar com terras mais para Leste, que estavam no dominio de Leão (segundo o acordo)

quis ser esperto e fodeu-se (bem feito)
o problema é que ficou cativo e para poder ser livre teve que entregar essas terras e ainda alguns castelos na Galiza.
mas pensando bem, não sei até que ponto foi tão mau, pois eram mais terras hoje a pensarem que são "lusitanas" e não galaicas.

9 de novembro de 2009 às 18:43:00 WET  
Blogger Caturo said...

«ntão, nesse caso, o Magreb também é racialmente igual à Europa.»

Outra vez a mesma imbecilidade já desmontada inúmeras vezes, com os factos a serem-te espetados em cheio nessa fuça iletrada:

http://img220.imageshack.us/img220/5784/trilateralanalysise1.jpg


«e depois não gostam que digam que são "white-power"»

Tu é que não gostas que se diga que és um gebo traidor e burro que nem um cepo - mas és.

9 de novembro de 2009 às 18:45:00 WET  
Blogger Titan said...

"nem a Ibéria, nem a Europa hehehe
e
ntão, nesse caso, o Magreb também é racialmente igual à Europa."

E depois?

9 de novembro de 2009 às 18:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Tal como os teus amiguinhos de Leão, que por ganância e canalhice até traíram Afonso Henriques."

«não houve traição nenhuma»

Houve traição houve, e só por intrínseca merdice e mesquinhez de traidor capado se pode negá-la - D. Afonso já tinha Badajoz na mão, mas o teu amigo de Leão veio por trás atacá-lo, e Badajoz retornou à mão dos Mouros.



«e a única ganância foi a do teu idolo meio-francês»

Não era meio francês, gebo, era meio borgonhês - meio germânico, quando tu gostas, a não ser que seja português, aí já não gostas, como merda que és.



«que não respeitou o acordo de só conquistar para Sul e quis ficar com terras mais para Leste,»

Acordo o caralho, o acordo era entre Leão e Castela, D. Afonso Henriques não tinha nada com isso.

«que estavam no domínio de Leão»

Ah, agora o «etnicista» de merda já diz que uma cidade do sul ibérico pertencia ao «domínio de Leão»... até aqui, para baixo do Mondego era tudo moçárabe. :)

9 de novembro de 2009 às 18:49:00 WET  
Blogger Thor said...

já estou mesmo a ver que o Caturo deve ser daqueles fanáticos pró-Olivença hehehehehe

devo confessar que, para mim, Olivença é espanhola como sempre foi.
mal deve esta "gente"(??) saber que Olivença era "espanhola" até ao momento em que foi roubada e conquistada à força por Portugal em 1296, e que obrigou Castela a dar essa e outras terras.
o que se passou depois no séc.XIX, foi apenas uma pequenina vingança.

a sindrome de Olivença é apenas complexo de pequenez e patrioteirismo de quem quer ter muitas terras.

9 de novembro de 2009 às 19:16:00 WET  
Blogger Thor said...

"Houve traição houve, e só por intrínseca merdice e mesquinhez de traidor capado se pode negá-la - D. Afonso já tinha Badajoz na mão, mas o teu amigo de Leão veio por trás atacá-lo, e Badajoz retornou à mão dos Mouros."


não há aí traição. não só pelo que já expliquei, como também porque em Guerra não há cá "amizades".
só seria traição se ambos tivessem acordado que Badajoz seria para Portugal.

mas o que interessa discutir isto??
mas havia ou há algum interesse em que Badajoz seja "portuguesa"??
só se for para os "lusitanos" e os patriotas.
porque, de resto...

9 de novembro de 2009 às 19:18:00 WET  
Blogger Thor said...

"«ntão, nesse caso, o Magreb também é racialmente igual à Europa.»

Outra vez a mesma imbecilidade já desmontada inúmeras vezes, com os factos a serem-te espetados em cheio nessa fuça iletrada:"


já estás como o outro que aceita diferenças entre Europeus e "outros", mas depois não aceita diferenças dentro dos Europeus??
eu não neguei nada disso. estou é a dizer que também há diferença entre Europeus.

9 de novembro de 2009 às 19:20:00 WET  
Blogger Thor said...

a Ibéria é "igual" à Suécia ou Dinamarca.
deixa-me rir...

9 de novembro de 2009 às 19:21:00 WET  
Blogger Thor said...

"«que estavam no domínio de Leão»

Ah, agora o «etnicista» de merda já diz que uma cidade do sul ibérico pertencia ao «domínio de Leão»..."

ou do império leonês, se preferires.
o acordo que havia era conquistar no sentido Sul.
não no sentido Leste. topas???
o Afonsinho quis ser esperto e fodeu-se. qual a tua dúvida???
é como o tratado do tordesilhas. se há um tratado ou acordo...é para respeitar.
a única "traição", a ter existido, foi do teu querido arraçado de germânico burgundio.
se calhar, querias o quê? que o Rei leonês lhe fizesse "festinhas"?

9 de novembro de 2009 às 19:23:00 WET  
Blogger Caturo said...

«já estou mesmo a ver que o Caturo deve ser daqueles fanáticos pró-Olivença hehehehehe»

E tu já se sabia que tinhas de ser contra, porque como merda traidora que és, cheio de raiva de capado a Portugal, tinhas de dizer que Olivença era de todos menos de Portugal - e, curiosamente, até engoles a propaganda castelhanista, logo tu, que tantas vezes falas contra a dita.

Agora aprende:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oliven%C3%A7a

«As fronteiras entre ambos os reinos foram objecto de regularização pelo Tratado de Alcanizes, em 1297. A troco dos direitos portugueses sobre Aiamonte, Esparregal, Ferreira de Alcântara e Valência de Alcântara, o Reino de Castela cedia:

Terras de Ribacôa
Campo Maior
Olivença
Ouguela e
São Félix dos Galegos (que passou para a posse de Castela em 1476)»

Aliás, a Espanha até reconheceu, mais recentemente, que Olivença pertence a Portugal, mas até agora nada.

9 de novembro de 2009 às 19:26:00 WET  
Blogger Thor said...

e mesmo que houvesse "traição" do Rei de Leão...mas isso de Badajoz interessa alguma coisa a alguém?
ter ou não ter Badajoz faz diferença alguma???
que raio de nacionalismo é este?
nacionalismo imperialista de "quanto maior, melhor" e a todo o custo???

9 de novembro de 2009 às 19:27:00 WET  
Blogger Caturo said...

«"Houve traição houve, e só por intrínseca merdice e mesquinhez de traidor capado se pode negá-la - D. Afonso já tinha Badajoz na mão, mas o teu amigo de Leão veio por trás atacá-lo, e Badajoz retornou à mão dos Mouros."

«não há aí traição.»

Há traição sim, e de que maneira.



«não só pelo que já expliquei,»

Tu não sabes corno, como é que podes explicar alguma coisa em condições?


«como também porque em Guerra não há cá "amizades".»

Mas há cá ALIANÇAS, meu filho da grande puta burro e traidor, e há LADOS, e Leão tinha obrigação, tal como toda a Ibéria, de estar ao lado de Portugal nessa batalha contra os Mouros.

Por isso, houve traição sim, e em prol do norte de África, por parte do teu querido rei leonês, que esse sim, é que era ganancioso e traidor, não Afonso Henriques, cujos pés não serias sequer digno de lamber, como lambes os dos nórdicos, mas só de por eles ser pisado.

9 de novembro de 2009 às 19:29:00 WET  
Blogger Thor said...

Caturo, eu não engoli propaganda castelhanista nenhuma.
vou tentar ser claro. a questão é-me indiferente. não sou contra, nem a favor.
para mim, é igual ser portuguesa ou espanhola.
eu reconheço Olivença como espanhola, mas é-me perfeitamente indiferente se Portugal fica ou não com essa terra.
é irrelevante.

9 de novembro de 2009 às 19:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

«já estás como o outro que aceita diferenças entre Europeus e "outros",»

Não é «como o outro», gebo de merda, é como diz a ciência: que há três vezes mais proximidade entre Europeus do que entre Europeus e não europeus.

De resto, o mapa que agora te voltei a esfregar no focinho não foi feito nem por mim pelo «outro».

9 de novembro de 2009 às 19:30:00 WET  
Blogger Caturo said...

"«que estavam no domínio de Leão»

Ah, agora o «etnicista» de merda já diz que uma cidade do sul ibérico pertencia ao «domínio de Leão»..."

«ou do império leonês, se preferires.»

Olha, agora o império já não é corrupto, agora é um direito, ehhehehheh... diz a merda do pseudo-tribalista-etnicista.



«o acordo que havia era conquistar no sentido Sul.»

Mas qual acordo qual caralho, D. Afonso Henriques não estava obrigado a acordo algum a respeito de Badajoz.



«o Afonsinho quis ser esperto»

Quis ser esperto e foi, e valente, mas depois foi traído pelo seu parente leonês. Claro que como filhodaputa capado que és, ficas todo contente.



«é como o tratado do tordesilhas.»

Não, gebo de merda, não é, que o acordo de Badajoz nada tinha a ver com Portugal.

9 de novembro de 2009 às 19:34:00 WET  
Blogger Thor said...

sobre Badajoz, se calhar até teria sido mesmo melhor Afonso Henriques ter conquistado a cidade, pois era a capital da Taifa de Badajoz (antiga Lugidânia - nome arabizado)
e talvez conquistando todo o território, não se pusesse tudo sob o nome de "Portugal", mas isto são suposições.
o certo é que a Lusitânia ficou dividida pela primeira vez durante séculos a fio e, até hoje, nunca mais recuperou a sua integridade territorial, dividida por dois estados...tal como ambas as Galécias.

9 de novembro de 2009 às 19:36:00 WET  
Blogger Caturo said...

«e mesmo que houvesse "traição" do Rei de Leão...mas isso de Badajoz interessa alguma coisa a alguém?»

Não é o território que interessa, capado, é a ATITUDE do leonês e sobretudo a tua imunda atitude de vendido, isso é que interessa, assim se vê a merda que és.

E se a questão de Olivença não te interessasse, não a ias buscar completamente a despropósito, que ninguém falou nisso. Agora já se viu que também nisso és um merda, não adianta pedires desculpas e recuares. Fica também registada, esta.

9 de novembro de 2009 às 19:36:00 WET  
Blogger Thor said...

já disse que a questão é irrelevante mas eu não estou a falar de nenhum "acordo de Badajoz", mas sim da convenção territorial que os Reis fizeram de só conquistar para baixo, e não para os lados.

assim, Portugal conquistaria tudo o que estivesse para baixo de Coimbra (Beira Baixa, Extremadura, Alentejo, Algarve) mas nunca para Leste.
e o Rei Leonês só conquistaria na mesma direcção, para baixo, não se intrometendo na direcção portuguesa, ou seja, o Alentejo, o Algarve, etc

estou a falar desta convenção e não de nenhum acordo sobre Badajoz.

9 de novembro de 2009 às 19:39:00 WET  
Blogger Thor said...

"E se a questão de Olivença não te interessasse, não a ias buscar completamente a despropósito, que ninguém falou nisso."

e não me interessa.
falei nisso, só para ver se confirmava o que pensavas disso.
e confirmei mesmo :)
és muito mais patriota do que nacionalista.

9 de novembro de 2009 às 19:40:00 WET  
Blogger Thor said...

"Mas há cá ALIANÇAS, meu filho da grande puta burro e traidor, e há LADOS, e Leão tinha obrigação, tal como toda a Ibéria, de estar ao lado de Portugal nessa batalha contra os Mouros."

não sejas burro, meu ganda otário, porque Leão quis foi ficar com Badajoz e o resto é conversa.
traição?? lol
hilariante, no minimo.

9 de novembro de 2009 às 19:49:00 WET  
Blogger Titan said...

"vou tentar ser claro. a questão é-me indiferente. não sou contra, nem a favor."


LOL

Que jeito para a comédia, meu Deus!


"eu reconheço Olivença como espanhola..."


LOL

Eu mato-me a rir com este thor comediante.

9 de novembro de 2009 às 20:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"claro que não.
ele se pudesse, até tinha conquistado a ibéria toda e o mais que pudesse."

E tu até choravas baba e ranho.
ahahah que otário...


"a sindrome de Olivença é apenas complexo de pequenez e patrioteirismo de quem quer ter muitas terras."


Vai levar no cu filho da puta traidor. pequenino e mil vezes bastardo és tu atrasado de merda, tens um odio profundo a Portugal, bem que podes ir para o caralho no entanto as tuas merdas continuam a ser desmascaradas aqui, rebola e espuma da boca.

1143!



"já estás como o outro que aceita diferenças entre Europeus e "outros", mas depois não aceita diferenças dentro dos Europeus??"


mas quem é que não aceita diferenças entre europeus? existem sim, no entanto todos os povos europeus integram a mesma raça e geneticamente são diferenciados em larga escala face a povos extra-europeus, e isto é algo factual e segundo consta a Europa até é o continente á face da terra onde existe maior homogeneidade, mais uma que te doi e não é pouco.


"o Afonsinho quis ser esperto e fodeu-se. qual a tua dúvida???"

Reparem bem no tipo de personalidade com que se está a lidar
Um labrego reles, pura merda que sempre que pode insulta antepassados que deram gloria a Portugal, este merda nem deve ter cara para levar um chapo.


"eu reconheço Olivença como espanhola, mas é-me perfeitamente indiferente se Portugal fica ou não com essa terra."

Claro que tu reconheces seu merda, tu até reconhecias aos mouros Olivença, desde que os mouros não passasem o douro, claro.

10 de novembro de 2009 às 00:25:00 WET  
Blogger Thor said...

este coitado do anónimo vem sempre meter-se nas conversas dos outros...

10 de novembro de 2009 às 13:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

«já disse que a questão é irrelevante mas eu não estou a falar de nenhum "acordo de Badajoz", mas sim da convenção territorial que os Reis fizeram de só conquistar para baixo, e não para os lados.

assim, Portugal conquistaria tudo o que estivesse para baixo de Coimbra (Beira Baixa, Extremadura, Alentejo, Algarve) mas nunca para Leste.»

Prova, com argumento histórico, que D. Afonso Henriques tivesse violado qualquer acordo com o seu ataque a Badajoz.

Aguardo.

11 de novembro de 2009 às 01:11:00 WET  
Blogger Caturo said...

«falei nisso, só para ver se confirmava o que pensavas disso.
e confirmei mesmo :)
és muito mais patriota do que nacionalista.»

Diz isto quem nem sequer sabe o que é ser nacionalista.

11 de novembro de 2009 às 01:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ou quem tudo o que pode é ser regionalista, mas que queria muito ser nacionalista e racialista, e vai daí, qual formiga com catarro, resolve promover o seu regionalismo saloio à categoria de nacionalismo etnicista. O resultado é a pimbalhice que se vê de que cada vez que o thor abre a boca.

11 de novembro de 2009 às 01:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Mas há cá ALIANÇAS, meu filho da grande puta burro e traidor, e há LADOS, e Leão tinha obrigação, tal como toda a Ibéria, de estar ao lado de Portugal nessa batalha contra os Mouros."

«não sejas burro, meu ganda otário, porque Leão quis foi ficar com Badajoz e o resto é conversa.
traição?? lol»

Sim, filho da grande puta capado e estúpido que nem um cepo: atacar um aliado por trás só porque se quer ficar com o que esse aliado conquistou justamente, e no processo dar força ao inimigo, a isso chama-se traição. Claro que uma merda completamente invertebrada como tu não entende conceitos éticos, disso já se sabe há muito. Para o entenderes, tinhas de já ter passado a fase da infância retardada. O carácter é um luxo que vem com o tempo, com a maturidade, por isso é que facilmente se vê que és ao mesmo tempo infantil e mal formado.

11 de novembro de 2009 às 01:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Claro que tu reconheces seu merda, tu até reconhecias aos mouros Olivença, desde que os mouros não passasem o douro, claro.»

Não tenho muitas dúvidas disso.

11 de novembro de 2009 às 01:18:00 WET  
Blogger Thor said...

então ainda és mais doente do que eu pensava...

11 de novembro de 2009 às 17:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

Correcção: o que eu sei é que tu és tão doente como eu penso que és. E até mais.

11 de novembro de 2009 às 23:59:00 WET  
Blogger Thor said...

se isso te faz feliz...

12 de novembro de 2009 às 18:51:00 WET  
Anonymous Fatma said...

vê la se os "mouros", não se unem aos irmãos do outro lado, aos gregos, Afegãos, Maias e indianos e ainda vos mandam, a vocês, invasores celtas da Europa para os anjinhos, já que hoje em dia com tantas guerras, vocês são tão poucos e a afro-asia, o mundo.Cambada de ignorantes mortos, filhos de um império extinto, e futuros escravos da retoma da nação berbere mais antiga do mundo. Vejam la se adivinham que fica no atlântico, e gosta de olhar para um povinho tão fraquito. Vocês são a nossa televisão, já que antigamente nos divertíamos a vê-los morrer, a vocês e a todos os iberos.
Cambada de gente morta.
Beijos

6 de março de 2010 às 00:18:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home