terça-feira, maio 22, 2018

ISRAEL PREPARA-SE PARA APOIAR OFICIALMENTE A SOBERANIA DOS CURDOS DO IRAQUE

Um ano se passou desde que os curdos iraquianos conduziram um referendo apoiado por Israel pela criação do Estado do Curdistão. Agora, a ajuda pode vir oficialmente por meio de um projecto de lei submetido ao Parlamento israelita.
Parlamentares israelitas discutiram meios de ajudar os Curdos a construir seu estado na Síria, Iraque e Turquia. De acordo com uma das estações de rádio de Israel, o projecto foi submetido ao Knesset por dois partidos de direita israelitas, o Likud e o Yisrael Beiteinu. A rádio citou Yoav Kish disse que, dada a minoria curda que vive nos países citados (todos eles geralmente são hostis a Israel) o movimento proposto seria jogado nas mãos do Estado israelita: "Há uma razão para que Israel tenha sido o primeiro a saudar publicamente pela independência dos Curdos no norte do Iraque", acrescentou Kish.
Em 2017, Israel tornou-se no único país a apoiar o plebiscito curdo que endossou a secessão curda do Iraque — um desenvolvimento que foi vigorosamente criticado em todo o mundo.
Naquela época, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu afirmou que Tel-Aviv apoiava aquilo a que chamou "esforços legítimos do Povo Curdo para alcançar um Estado próprio". Juntamente com o apoio político, Israel foi declaradamente um grande comprador do petróleo do Curdistão e o principal investidor na região em 2017.
O referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, ocorrido em 25 de Setembro, provocou mudanças na região. Mais de 90% dos eleitores que participaram do plebiscito apoiaram a independência relativamente a Bagdad. As autoridades iraquianas declararam o referendo ilegal, enquanto a Turquia e o Irão criticaram veementemente o plebiscito e ameaçaram impor duras sanções à capital do Curdistão iraquiano, Erbil.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018052211281959-parlamento-israel-estado-curdo-iraque/

* * *

Mais uma vez Israel mostra constituir um aliado natural do Ocidente ao apoiar um outro aliado natural do Ocidente, o Curdistão - nisto oferece um exemplo a seguir pelos Europeus, que por desgraça ou autismo têm estado de costas voltadas para um Povo que é seu parente étnico e em cujo seio cresce a democraticidade à maneira ocidental e até uma consciência feminista, o dos Curdos.