sexta-feira, maio 18, 2018

BIRMINGHAM, EUA - «NEGROS, FIQUEM LONGE DAS IGREJAS BRANCAS» DIZ PASTOR NEGRO

O outdoor de uma igreja em Birmingham, Alabama, provocou polémica ao dizer que "os negros precisam de ficar longe das igrejas brancas". O pastor da igreja negra que colocou a mensagem defendeu as declarações ao encorajar moradores locais a lutarem contra a gentrificação.
O reverendo Michael R Jordan, pastor da Igreja Baptista da Nova Era de Birmingham, colocou a placa no sábado, de acordo com a AL.com. 
Jordan é conhecido por usar o outdoor da igreja para espalhar mensagens políticas, às vezes controversas. Desta vez, o pastor mira a Igreja das Terras Altas, uma mega igreja com 16 filiais que atraem mais de 40.000 fiéis semanalmente — a maior do Alabama. Em breve, serão 17 locais — o mais novo está programado para ser inaugurada em West End, Birmingham.
O fundador da Igreja das Terras Altas, Chris Hodges, anunciou a nova locação no dia 2 de Maio, dizendo: "Decidimos que, neste Outono, lançaremos um campus, mas não será como os nossos campi normais. Vamos lançar um campus no coração da área com a maior ocorrência de crimes em toda a nossa cidade e vamos fazer um serviço presencial, com música ao vivo e  vai ser diferente de várias maneiras para atender as necessidades desta comunidade," declarou ao Christian Post.
É motivado por esta declaração que Jordan aconselhou aos negros da cidade a "ficarem fora das igrejas brancas". Jordan disse à AL.com que "os negros inundaram igrejas brancas e mudaram-se para bairros brancos… Por razões de status. É uma sensação de auto-estima. Mas 99% dos brancos não vão a uma igreja negra".
Jordan também suspeita que a nova localização planeada da mega-igreja é um truque para fazer com que os seus membros negros parem de ir a outros locais. "O campus principal está farto dos negros que se juntaram à igreja deles, então decidiu: 'Vamos colocar lá uma igreja", disse ele.
Jordan disse à AL.com que os seus temores incluem a cidade de Birmingham, dando à nova igreja prioridade de financiamento sobre outros programas sociais, incluindo aqueles destinados a abordar os problemas sociais que supostamente motivariam a nova igreja. Dirigindo-se às preocupações de Hodges mais directamente, Jordan disse: "Se você está preocupado com o crime e as drogas, porque abandonou a cidade e começou os seus próprios sistemas escolares? É muito hipócrita. Chris Hodges não vai morar perto de nós. Não vai deixar a família dele ir para a escola connosco. Se você quer ajudar com o crime, tem empresários ricos, dê a esses garotos negros um emprego, não limpeza. Comece alguns programas de trabalho e financie através da igreja negra".
O medo da gentrificação em West End, Birmingham é real. Num fórum da comunidade em Outubro passado, Evanne Gibson, a dirigente comunitária de West End, disse à AL.com: "Sei que a gentrificação está aqui". Disse que lotes vagos estavam a ser comprados na sua comunidade e que se preocupava com a capacidade dos moradores pobres e de renda fixa de permanecer nas suas casas.
Chris Hatcher, administrador de projectos urbanos da cidade de Birmingham, lidera a Força-Tarefa para Preservação de Bairros Dinâmicos e Diversos, encarregado de recomendar mudanças nas políticas regulatórias sobre acessibilidade habitacional, zoneamento anti-deslocamento, educação e treinamento da força de trabalho, transporte e saúde equidade em um esforço para mitigar os efeitos da gentrificação. "Birmingham é uma cidade onde precisamos de reinvestimento na nossa comunidade", disse Hatcher no fórum de Outubro. "O reinvestimento na nossa comunidade é o que estamos a tentar alcançar. O deslocamento forçado de pessoas que vivem nessas comunidades é algo que não queremos."
Os esforços de Hatcher claramente fizeram pouco para amenizar os temores de moradores como Jordan, que descreveu como as linhas raciais na cidade se perpetuaram desde o fim da segregação formal. "Igrejas brancas merecem a culpa pela segregação de bairros e escolas", disse Jordan à AL.com na Mércores.
"Os brancos não queriam ser nossos vizinhos, não queriam que os seus filhos estudassem com os nossos filhos. Também deixaram as igrejas. Venderam-nos as igrejas. Os brancos não querem ser nossos vizinhos. Se você não quer ser nosso vizinho, porque se sente confortável em colocar uma igreja branca no centro da cidade? "
O portal The Root notou a precisão do argumento de Jordan, apontando que, segundo o censo americano, a população negra de Birmingham antes da segregação ser proibida atingiu 40,7%, mas que hoje é de 72 %.
O presidente da câmara de Birmingham, Randall Woodfin, respondeu na Lues à mensagem da Igreja Baptista da Nova Era com um post no Facebook: "Há um espírito que está sobre esta cidade que tem de ser derrubado. Um espírito de racismo e divisão. Temos de mudar a conversa para o que precisamos para evoluir. A escuridão não nos pode levar à escuridão. Somente a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso".
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2018051711246628-Birmingham-Alabama-igreja-eua/

* * *

Nada mais natural que aquilo que o negro observa - não é culpa dos «nazis» ou de qualquer movimento político organizado o simples facto de que a população branca tarde ou cedo prefere não viver ao pé de negros, se puder escolher... sucede também que os negros mais cívicos acabam por tentar mudar-se para zonas de brancos, talvez porque aí haja menos violência...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Talvez nos EUA, um país enorme os brancos tendem a conseguir escapara para áreas só brancas, mas aqui na Europa, o que vamos fazer? fugir? deixar Lisboa ou Paris a africa? Asturias novamente ou Serra da Estrela e depois descer como na Reconquista

19 de maio de 2018 às 15:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Negros, fiquem longe dos países brancos.

19 de maio de 2018 às 21:13:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home