segunda-feira, fevereiro 12, 2018

COMITÉ DOS DIREITOS DA CRIANÇA DA ONU RECOMENDA A MADRID QUE NÃO PERMITA A PRESENÇA DE CRIANÇAS EM EVENTOS TAUROMÁQUICOS

O Comité para os Direitos da Criança, um organismo das Nações Unidas (ONU) que acompanha a implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança, recomendou ao governo espanhol a proibição da presença de crianças em touradas — seja na plateia, seja enquanto participantes do espectáculo tauromáquico. 
“De forma a prevenir os efeitos nefastos da tauromaquia nas crianças, o comité recomenda que o Estado proíba a participação de crianças com menos de 18 anos de idade enquanto toureiros e enquanto espectadores em eventos tauromáquicos”, lê-se num relatório finalizado este mês, e que se seguiu a um encontro com uma delegação do governo espanhol, a 22 de Janeiro, em Genebra. Os representantes de Madrid disseram que vão ter em consideração as recomendações da ONU.
O relator das Nações Unidas para Espanha, Gehad Madi, disse estar “muito preocupado com a exposição das crianças à violência”, em particular nas escolas tauromáquicas. Em Espanha, há 55 estabelecimentos onde menores aprendem a tourear.
Em 2010, a Catalunha abriu uma entre várias frentes de confronto com Madrid ao banir as touradas. No entanto, o Tribunal Constitucional acabou por reverteu a proibição em 2016, considerando as práticas tauromáquicas uma “expressão cultural que formam parte da herança comum” espanhola.
*
Fonte: https://www.publico.pt/2018/02/08/mundo/noticia/comite-da-onu-insta-governo-espanhol-a-proibir-a-presenca-de-criancas-em-touradas-1802561/amp#

* * *

É uma recomendação que por cá caiu em saco roto mas que de qualquer modo anuncia um bom vento, o da rejeição de formas de entretenimento baseadas na exploração e sofrimento dos mais vulneráveis, neste caso, dos toiros. Trata-se de mais um conceito civilizacional especificamente europeu cuja popularidade é cada vez maior no seio das populações europeias, pelo menos enquanto estas continuarem a ser europeias, bem entendido.