terça-feira, dezembro 12, 2017

ANIMAL ENTREGA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA UMA PETIÇÃO CONTRA ANIMAIS NO CIRCO

A associação Animal vai entregar uma petição com 16 mil assinaturas ao presidente da Assembleia da República a solicitar a proibição de todos os animais nos circos, disse a presidente da organização, Rita Silva.
A Animal promove esta Martes no parlamento uma audição pública intitulada Por um Circo Mais Humano, com a presença de deputados do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Bloco de Esquerda, Os Verdes e PS, para sensibilizar a sociedade civil sobre o problema. Segundo Rita Silva, a petição destina-se também a alertar os grupos parlamentares no sentido de eles próprios avançarem com projectos que impeçam a utilização de qualquer animal nos circos.
A petição será entregue ao presidente da Assembleia da República no primeiro trimestre de 2018, dando assim tempo aos grupos parlamentares para analisarem a questão e escolherem o "melhor timing" para a discussão pública do assunto.
Na audição pública marcada para hoje será feito um esclarecimento sobre a situação dos animais no circo nos cinco continentes. A sessão terá a participação de uma médica veterinária que falará sobre o bem-estar animal e de uma bióloga e etóloga (especialista em comportamento animal), que se debruçará sobre o comportamento dos animais no circo e da forma como isso os afecta negativamente.
Rita Silva lamenta que apenas PCP e PSD não tenham respondido ao convite para estarem presentes na audição pública, observando contudo que os comunistas já trabalharam anteriormente no tema. Quanto à legislação em vigor, considera que só tem sido aplicada à proibição de utilização e reprodução de primatas, uma vez que leões e tigres continuam a reproduzir-se nos circos à margem da lei.
De acordo com a presidente da Animal, desde 2009 que têm vindo a ser apresentadas diversas queixas junto da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, da GNR e dos grupos parlamentares. Mas mesmo quando as inspecções detectam infracções nos circos os animais continuam na posse dos proprietários infractores, assegura.
Isto porque até ao momento ainda não foi criado qualquer santuário ou rede de acolhimento para animais de circo, como leões e tigres, embora no passado o PCP tenha apresentado um projecto nesse sentido, que foi chumbado.
*
Fonte: https://www.publico.pt/2017/12/12/sociedade/noticia/peticao-contra-utilizacao-de-animais-nos-circos-reuniu-16-mil-assinaturas-1795698/amp#