sexta-feira, novembro 17, 2017

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de Novembro.
A data visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. É assim um dia de reflexão mas também de acção, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar.
Rastreios gratuitos e acções de prevenção e sensibilização dos malefícios do tabaco são alguns dos eventos organizados no Dia Nacional do Não Fumador.
Neste dia pode desafiar-se a deixar de fumar. Também pode desafiar um amigo a deixar de fumar consigo. Quem fumar menos por dia e for o primeiro a deixar de fumar ganha.
O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. Ele é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cérebro-vascular, por exemplo.
Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos factores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores.
A Comissão de Trabalho de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia refere que 75% dos jovens portugueses não fumam.
(...)
*
Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-nao-fumador/

* * *

Tenho dúvidas da estatística que diz que setenta e cinco por cento dos jovens portugueses não fuma... em Lisboa o mais frequente em sítios de divertimento nocturno é ter de levar com o fumo do tabaco de alguém, que há sempre quem fume e não é pouco. Era uma boa altura, agora mesmo, para aumentar o preço do tabaco e as multas aplicadas aos estabelecimentos que não respeitassem a divisão entre locais de fumo e locais para não fumadores, fazia bem à atmosfera e à economia...