sábado, outubro 21, 2017

MANIFESTAÇÕES EM TODO O PAÍS CONTRA A INOPERÂNCIA DO ESTADO DIANTE DOS INCÊNDIOS

Milhares saíram à rua em todo o país, este sábado, em protesto contra as políticas florestais, na sequência dos trágicos incêndios de Junho e Outubro.
No Porto, Coimbra, Lisboa, Viseu ou Viana do Castelo foram palco para milhares de pessoas, que quiseram homenagear também as vítimas dos incêndios e o trabalho dos bombeiros.
A "Manifestação silenciosa: Portugal contra os incêndios" decorreu este sábado, na Avenida dos Aliados, no Porto, e contou com a presença de cerca de 500 pessoas que, através de mensagens escritas em cartazes, expressaram a solidariedade a favor das 44 vítimas mortais dos fogos.
Palavras como "Basta!", "Incêndios são da culpa do Governo" ou "Incêndios = Terrorismo", escritas em cartolina ou tecido, foram levantadas, à medida que a multidão se juntava em frente à Câmara Municipal do Porto.
Apesar de ser silenciosa, várias foram as pessoas que, de bandeira de Portugal na mão, se juntaram num círculo e aproveitaram a ocasião para colocarem em causa a falta de recursos para o combate aos incêndios e a necessidade de reestruturar as políticas de ordenamento do território. A cada pergunta lançada, a multidão aplaudiu os intervenientes anónimos.
No início da manifestação em Lisboa, houve alguns momentos de tensão entre os participantes. Dois manifestantes exibiram um cartaz que atribuía responsabilidades pelas mortes deste ano nos fogos não só ao actual governo, como ao anterior executivo, liderado pelo PSD/CDS-PP. Numa iniciativa assumida como apartidária, alguns manifestantes não gostaram de ver as referências aos partidos políticos e insurgiram-se, com agressividade física e verbal e tentativas de retirar o cartaz aos dois homens. A intervenção da PSP permitiu separar os manifestantes e acalmar os ânimos.
A manifestação, que ocupou parte do Terreiro do Paço, reuniu cerca de cinco mil pessoas, entre elas familiares de vítimas que morreram nos incêndios de Pedrógão Grande e pessoas que viveram de perto os fogos do último fim de semana. Às 17.30 horas cumpriu-se um minuto de silêncio em memória das vítimas.
*
Fonte: https://www.dn.pt/sociedade/interior/incendios-manifestacoes-numa-dezena-de-distritos-contra-os-fogos-e-por-melhores-politicas-8861612.html

* * *

Um bom sinal popular, até ver. É de esperar que não caia em saco roto e não fique por aqui.