domingo, agosto 06, 2017

PRESIDENTE DOS EUA QUER REDUZIR IMIGRAÇÃO LEGAL PARA METADE

O presidente norte-americano deu esta quarta-feira apoio formal à proposta de reforma de imigração de dois senadores republicanos que passa por reduzir o número de migrantes legais e permanentes autorizados a instalarem-se nos EUA por ano. A proposta, "Raise Act", tinha sido apresentada em Fevereiro por Tom Cotton e David Perdue e prevê a redução da imigração legal em 50% no espaço de dez anos, bem como limites mais baixos ao número de refugiados que conseguem obter residência permanente nos Estados Unidos por ano.
O projecto-lei tem um longo caminho a percorrer antes de ser promulgado, antevendo-se que vá enfrentar muita resistência no Congresso, não só entre os democratas mas também entre membros do próprio Partido Republicano. Lindsey Graham, eleito pelo partido para representar a Carolina do Sul no Senado, já declarou que a proposta teria um impacto "devastador" na economia do seu Estado.
Ao lado de Cotton e de Perdue ontem na Casa Branca, Trump apresentou o plano dos dois senadores como "a reforma mais significativa ao nosso sistema de imigração em meio século". "Este competitivo processo de candidaturas [a ser implementado] vai favorecer candidatos que falam Inglês, que conseguem sustentar-se financeiramente e às suas famílias e que demonstrem ter habilidades que vão contribuir para a nossa economia", declarou o Presidente.
Sob o projecto-lei, o número de refugiados admitidos nos EUA por ano cairia de 110 mil (o total de pessoas que receberam asilo sob a administração Obama em 2016) para 50 mil. A par disso, o Programa Diversidade de Vistos a Imigrantes — uma espécie de lotaria que permite que cerca de 50 mil pessoas obtenham visto de residência permanente nos EUA a cada ano — seria eliminado.
De acordo com dados do Departamento de Segurança Nacional, cerca de um milhão de imigrantes tornaram-se residentes permanentes legais dos EUA em 2015. A proposta também passa por acabar com a preferência dada a pessoas que já tenham familiares a viver legalmente nos EUA na hora da atribuição degreen cards.
A conferência de imprensa em que o projecto-lei foi apresentado ficou marcada por uma querela entre Stephen Miller, um dos conselheiros mais controversos do Presidente, e Jim Acosta, jornalista da CNN.
Foi aí — durante uma acesa troca de palavras sobre a interpretação do poema da Estátua da Liberdade ("Tragam a mim os fatigados, os pobres, as massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade...") — que Miller confirmou que a administração quer limitar a imigração de pessoas com familiares a viver nos EUA.
O governo diz que a legislação será baseada no modelo da Austrália e que surge integrada numa política de "reforma pró-americana" que goza de "imenso" apoio entre os norte-americanos.
Questionado sobre se a Organização Trump, o império de imobiliário do Presidente do qual Trump nunca se chegou a afastar, vai deixar de contratar trabalhadores estrangeiros para "dar o exemplo", o conselheiro disse apenas: "Este projecto-lei obviamente não lida com trabalhadores convidados nem com vistos temporários concedidos a não-imigrantes."
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://www.nytimes.com/2017/08/02/us/politics/trump-immigration.html
http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-08-03-Trump-quer-reduzir-imigracao-legal-para-os-EUA-em-50-nos-proximos-10-anos

* * *

Mais uma boa medida do gordo loiro-arruivado, até ver, mas que, mesmo sendo aprovada, a longo prazo é insuficiente. Não basta que o ritmo de entrada de alógenos seja reduzido, é preciso que muitos dos que lá vivem sejam devolvidos à procedência ou então corre-se o risco de nunca mais um candidato presidencial branco anti-imigração possa ganhar as eleições - e, aí, o predomínio branco de origem europeia na maior potência planetária caminha mais aceleradamente para o seu fim.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

http://www.liverpoolecho.co.uk/news/liverpool-news/muslim-gang-who-attacked-white-13407508

7 de agosto de 2017 às 08:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A nova lei impede também que sejam expulsos imigrantes que tenham cometido crimes como homicídios, roubos violentos ou tráfico de droga.

http://www.dn.pt/portugal/interior/governo-aprova-lei-para-legalizar-mais-imigrantes-8688780.html

O que dizes disto, Caturo?

7 de agosto de 2017 às 15:16:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«http://www.liverpoolecho.co.uk/news/liverpool-news/muslim-gang-who-attacked-white-13407508»

Está fora de questão aceitar que meninos alógenos «bem comportados» que «não sabem o que fazem» ou «não sabem beber» possam voltar a pôr em risco a segurança de autóctones. Não sabendo comportar-se devem ser expulsos do país, a meu ver.

9 de agosto de 2017 às 00:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home