sábado, junho 24, 2017

CARVALHOS , CASTANHEIROS, OLIVEIRAS E SABUGUEIROS RESISTIRAM ÀS CHAMAS NUMA QUINTA QUE FICOU INCÓLUME NO MEIO DO FOGO


As chamas que se abateram sobre o centro do país estiveram muito perto da Quinta da Fonte, em Figueiró dos Vinhos. Tudo ardeu à volta, menos as árvores autóctones plantadas há décadas.
Liedewij Schieving ainda recupera do susto de sábado e domingo, quando o fogo atingiu Figueiró dos Vinhos. A viver há 10 anos em Portugal, aquela empresária holandesa nunca tinha passado por semelhante situação.
"Aqui ardeu praticamente tudo. Havia muitos eucaliptos que não resistiram às chamas", refere Liedewij Schievin.
Uma mancha verde destaca-se da paisagem negra envolvente, que retrata a violência do incêndio. "A única coisa que não ardeu foram os carvalhos, os castanheiros, oliveiras e sabugueiros", explica.
Os bombeiros "não estiveram no local" e as árvores que lá estão "há muitas décadas protegeram a quinta e sobreviveram por si", disse Liedewij Schievin.
No Facebook, a mulher, de 50 anos, publicou vídeos e fotografias da zona envolvente à propriedade, que despertaram o interesse dos cibernautas.
Já no início da semana, a foto de uma outra utilizadora, que não especificou a data nem localização da mesma, fez sucesso na internet. Novamente uma mancha verde, com carvalhos e castanheiros, destaca-se no meio de vários eucaliptos totalmente dizimados pelo fogo.
"Apesar de não ser a minha propriedade, achei importante partilhar a imagem para demonstrar que as árvores nativas podem ser muito efectivas no combate ao fogo", explicou Tania Sullivan ao JN.
*
Fonte: http://www.jn.pt/nacional/interior/quinta-rodeada-de-carvalhos-e-castanheiros-escapou-ao-fogo-8583333.html

1 Comments:

Blogger Raghnar said...

Hehe fiz um comentário parecido no blogue do Afonso de Portugal, mas só evidencia a importância da preservação das culturas autóctones, aqui no seu sentido estrito, mas a observação é válida para a definição de cultura no sentido lato.

Mas "somos todos árvores", pá, o eucalipto ou as acácias também "têm direito à vida", temos de "integrá-los"...

Qualquer dia nem a Biologia poderá usar o termo TÉCNICO "invasor". Em nome da "diversidade"...

26 de junho de 2017 às 19:19:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home