terça-feira, março 28, 2017

PARLAMENTO ESCOCÊS VOTA A FAVOR DE NOVO REFERENDO À INDEPENDÊNCIA

Cerca de 69 legisladores votaram a favor, enquanto 59 votaram contra. A primeira-ministra, Nicola Sturgeon, agora é capaz de pedir oficialmente ao parlamento do Reino Unido a permissão para realizar um novo voto na Escócia.
A primeira-ministro da Escócia, Nicola Sturgeon, está buscando a autoridade de Londres para realizar outro referendo de independência, que poderia ocorrer entre o Outono de 2018 e a Primavera de 2019.
Na semana passada, Sturgeon lembrou que a Escócia votou esmagadoramente contra o Brexit no referendo do ano passado, enfatizando que o país não deveria ser retirado da Europa contra sua vontade. Em 2014, a Escócia votou para permanecer como parte do Reino Unido. No entanto, o voto no Brexit mostrou que a Escócia diferiu da Inglaterra sobre a adesão à União Europeia, que apoiou ficar com o bloco em 62% contra 38%.
Segundo a última pesquisa da Ipsos, a Escócia está dividida em relação à questão da independência, numa mudança significativa em relação a 2014, quando 55% votaram contra a saída do Reino Unido.
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, deverá iniciar as conversações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia amanhã. O Parlamento britânico já aprovou o projecto de lei governamental do Brexit sem alteração.
O governo de May fez declarações fortes contra um 2º referendo de Independência escocês, enquanto Sturgeon insiste que marcá-lo entre 2018 e 2019, época em que um esboço de um acordo entre Londres e Bruxelas se tornaria claro, permitindo que os Escoceses tomem uma decisão mais consciente.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201703288004884-parlamento-escoces-referendo-independencia/

* * *

A pulsão da Estirpe permanece - e até a segundo muitos mundialista União Europeia acaba por servir para levar a água ao moinho do Nacionalismo escocês.
Alba gu bràth
que é como quem diz, em Goidélico ou Gaélico escocês, «Escócia para sempre»...