quarta-feira, março 29, 2017

ARMÉNIA QUER ARMAMENTO RUSSO PARA ENFRENTAR AZERBAIJÃO

A Arménia está interessada em comprar armamento da Rússia como dissuasão contra o crescente potencial militar do Azerbaijão, disse o ministro da Defesa, Vigen Sargsyan, na quarta-feira.
Em Fevereiro, o ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, Elmar Mammadyarov, disse que a presença da base militar russa na Arménia é uma questão entre Moscovo e Yerevan, mas que Baku estava atenta às movimentações.
"Estamos interessados em equipamentos militares que possam equilibrar os crescentes arsenais [militares] do Azerbaijão e impedir o uso de vários sistemas de armas implantados em combate no Azerbaijão", disse Sargsyan a jornalistas.
A base de Erebuni foi formada em 1995 e os aviões multi-usos MiG-29 Fulcrum foram aí colocados em 1998, de acordo com o Ministério da Defesa russo. Em Julho de 2001, as unidades em Erebuni foram incorporadas a uma divisão militar da 102ª base russa em Gyumri, Arménia.
A Rússia reforçou a sua base militar na Arménia com helicópteros de ataque e transporte, disse o Ministério da Defesa.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201703298017086-caucaso-armenia-armas-russas-azerbaijao/

De notar que já existe um acordo de cooperação militar russo-arménia, como aqui se lê:
https://br.sputniknews.com/europa/201611307004375-acordo-forcas-militares-russia-armenia/
Os ministros da Defesa da Rússia e da Arménia, Sergei Shoigu e Vigen Sargsyan, assinaram o acordo sobre o grupo de forças militares unidas dos dois países. Segundo Sargsyan, o grupo integrará a base militar russa 102, localizada na Arménia, e destacamentos das Forças Armadas da Arménia. Sublinhou que o grupo é criado para cumprir missões militares em conjunto se surgir tal necessidade.
Além disso, os ministros assinaram o plano de cooperação para 2017.

Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin deu orientações para estabelecer um acordo com a Arménia e criar forças militares conjuntas dos dois países. Agora, quando as negociações sobre este acordo terminaram, as partes assinaram o documento final.

Enquanto isso, a Turquia apoia abertamente o Azerbaijão contra a Arménia. É um conflito que acaba por se revestir de contornos étnicos, uma vez que os Azeris são parentes dos Turcos, enquanto os Arménios, indo-europeus, pertencem à mesma grande família etno-linguística que a Rússia (e a esmagadora maior parte da Europa, também). Uma vez que a Turquia pertence à OTAN, não é impossível que o grosso dos Europeus Ocidentais venha a ser obrigado a posicionar-se contra os seus parentes de leste. É mais um argumento para que a Turquia nunca entre na UE e, idealmente, venha a ser colocada à margem da OTAN, nem que para isso seja necessário acabar com esta organização, que de resto foi criada numa óptica anti-soviética, a qual se torna contra-producente quando leva europeus a oporem-se a europeus em vez de favorecer a sua união contra ameaças doutros blocos civilizacionais.