terça-feira, fevereiro 21, 2017

NOVO MURO ENTRE EUA E MÉXICO PODERÁ PAGAR-SE A SI MESMO...

Nos EUA, um estudo do Centro de Estudos da Imigração indica que se o muro agora em construção entre os EUA e o México servir para deter pelo menos dez por cento dos novos imigrantes ilegais, então o muro irá pagar-se a si mesmo, uma vez que irá poupar aos EUA o dinheiro que os imigrantes lhe custam ao longo das suas vidas.
Efectivamente, os imigrantes ilegais custam cerca de setenta e cinco mil dólares - pouco menos de setenta e cinco mil euros - ao país. Impedir a entrada a pelo menos duzentos mil imigrantes ilegais irá por isso poupar quinze mil milhões de dólares ao longo da próxima década. E se impedir a entrada a metade dos novos imigrantes ilegais, nesse caso a poupança dos EUA chegará praticamente aos sessenta e quatro mil milhões de dólares, segundo Steven A. Camarota, demógrafo e autor deste estudo. Segundo Camarota, uma nova pesquisa do Instituto de Análise de Defesa calcula que cento e setenta mil imigrantes ilegais saltaram a fronteira em 2015. Cinquenta e sete por cento dos imigrantes não completaram a escolaridade liceal, afirma Camarota, o que torna o seu contributo particularmente negativo.
Um estudo que segundo a Reuters é da Agência de Segurança do País - Homeland Security - indica que o muro custaria mais de vinte mil milhões de dólares. 
*
Fonte: http://www.washingtontimes.com/news/2017/feb/16/cost-wall-less-cost-services-illegals-report/

* * *

Conclusão - se o estudo noticiado pela Reuters estiver correcto, então bastará deter pelo menos metade dos imigrantes ilegais para que os EUA fiquem a ganhar com o novo muro... isto sem contar com o facto de que a maior tranquilidade do cidadão norte-americano diante da criminalidade só por si já justifica o custo de qualquer muro, valendo esta serenidade quase tanto como a salvaguarda dos EUA como país de maioria euro-descendente, que constitui, evidentemente, o maior benefício do muro.