sexta-feira, janeiro 20, 2017

ALÓGENOS DA AMÉRICA DO SUL REALIZAVAM ASSALTOS NA ZONA DO PORTO E DE GONDOMAR

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de três estrangeiros apontados como a "célula" de uma organização criminosa internacional responsável por "furtos milionários" em residências, nomeadamente os ocorridos na quarta-feira no Porto e Gondomar. 
Em comunicado, a Directoria do Norte da PJ adianta ter identificado e detido em flagrante delito três homens provenientes de países da América do Sul e com idades entre os 24 e os 37 anos, indiciados pela prática de crimes de associação criminosa e furto qualificado em residência. "O 'modus operandi' utilizado foi o escalamento e arrombamento de moradias sitas em zonas conotadas com pessoas de elevado estatuto sócio-económico, ao início da noite, aproveitando o facto dos residentes ainda não terem regressado a casa após o dia de trabalho", explica, precisando que "um dos assaltos foi consumado e o outro apenas tentado, dado que os suspeitos foram surpreendidos pelos residentes, que já se encontravam em casa". 
Na sequência da intervenção policial foram apreendidos aos suspeitos "elevadas quantias em dinheiro, objectos em metais preciosos, documentos de identificação falsos e ferramentas" utilizadas nos crimes, tendo ainda a PJ procedido à "suspensão cautelar da remessa de encomendas postais para o estrangeiro". 
Segundo salienta a Judiciária, os crimes atribuídos a este grupo internacional "vêm provocando grande alarme social, visto serem cometidos com grande eficácia e profissionalismo, visando estabelecimentos comerciais e habitações de onde têm vindo a ser subtraídos bens de elevado valor, que se suspeita sejam escoados para fora do país". "Os suspeitos - refere - farão parte de um grupo criminoso mais vasto, de cariz internacional, que se dedicará ao cometimento de outros crimes desta natureza em diversas áreas do país".
*
Fonte: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/tres-detidos-por-assaltos-milionarios-em-gondomar-e-no-porto   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

É mais um fruto da imigração sem o devido controlo.