quarta-feira, setembro 28, 2016

NOVA LEI RUSSA CONTRA O PROSELITISMO FAVORECE IGREJA ORTODOXA - E PREJUDICA A VERDADEIRA RELIGIÃO NACIONAL

A Rússia está cada vez mais rigorosa quando o assunto é #Religião. Já tendo barrado, anos atrás, a entrada de seitas como a Cientologia, actualmente o novo alvo do governo é o Cristianismo - e qualquer outra religião que não seja a igreja ortodoxa, que tem sido a religião oficial do país há séculos.
Um projecto de lei criado pela deputada Irina Yarovaya e aprovado pela câmara, sugeriu a proibição de qualquer entidade religiosa. Se algum religioso for apanhado a manifestar a sua fé ou evangelizando na rua, na internet ou em qualquer média, será condenado a pagar uma quantia equivalente a cerca de setecentos e seis euros, ou seja, cinquenta mil rublos, isto tendo em conta que o ordenado médio russo é de pouco mais de trinta mil rublos por mês. No caso de entidades, a multa poderá chegar a 979000,00 rublos.
O projecto da deputada baseia-se numa proposta de tentar evitar a qualquer custo, que religiões com histórico de extremismos como o Islão consigam-se instalar no país. Teme-se que ataques terroristas possam acontecer, e usa-se esse argumento para solidificar uma ideia já apoiada, a de que se tenha no Pais apenas uma religião.
O presidente Vladimir Putin é totalmente favorável à decisão, e é um dos principais apoiantes da causa. A comunidade evangélica na Rússia representa apenas 1% da população, e apenas sete religiões são permitidas, mas depois desta decisão, acredita-se que será improvável que  consigam sobreviver por lá.
O Terror
O medo da Rússia também é compartilhado por diversos países da Europa, alguns deles podem inclusivamente copiar a iniciativa russa a qualquer momento. O facto é que estes países estão a ser bombardeados, talvez ainda não pelo Estado Islâmico, talvez ainda não por bombas, mas pelo terror, pelo medo que esses grupos promovem. 
Com o medo a espalhar-se pelo mundo, países ricos, e onde o Cristianismo tem pouca força, tendem a ficar ainda mais fechados à discussões religiosas, nesses casos, nem o papa Francisco consegue manter as portas abertas. O argumento do medo e do terror convence qualquer um. Pastores e líderes religiosos da Rússia tentam conseguir, a todo custo, o apoio da população, para que a lei recém aprovada seja mais maleável, mas a esta altura, está cada vez mais difícil.
*
Fonte: http://br.blastingnews.com/mundo/2016/07/para-conter-terrorismo-russia-proibe-evangelizacao-crista-00998469.html

* * *

Aquilo que acima se lê é um queixume de cristãos... do lado pagão também há preocupações, como aqui se lê: http://wildhunt.org/2016/08/what-do-the-kremlins-new-religious-laws-mean-for-russian-pagans.html
A lei tem contornos patrióticos, obriga os grupos religiosos a comprometerem-se para com a salvaguarda dos valores familiares e o respeito para com o serviço militar, além de obrigar a família e os amigos dos potenciais terroristas a denunciá-los às autoridades. Topa-se bem aqui que a lei é dirigida aos islamistas... Entretanto, todos os outros comem por tabela - é assim a liberdade num país obrigado a confrontar-se com a presença no seu interior do vírus islamista. E quem esfrega as mãos de contente é a cambada ortodoxa, que continua ainda a ter o estatuto de «religião nacional», graças à passividade ideológica do governo de Putin nesse aspecto, que acaba por aceitar, aparentemente, o culto ortodoxo como um elemento de coesão nacional - tem sessenta e cinco por cento da população total, embora só cinco por cento frequente a igreja e só quatro por cento tenha lido a Bíblia - depois da queda da monarquia e, depois, do Comunismo. A Religião é de facto poderosa... embora a Cristandade em si esteja a cair, como se vê nos números acima referidos. Um pagão russo entrevistado na página acima até diz: «somos como Espanha, onde toda a gente é católica mas ninguém vai à missa.» Europa é Europa, dos Urais à Ibéria...
Por outro lado, desta maneira até os pagãos, que representam verdadeiramente a religião nacional, ficam em perigo, dado que a nova lei poderá eventualmente aplicar-se a qualquer pagão que divulgue a sua mensagem junto de não pagãos... e aplica-se também aos actos de culto em locais públicos, o que mais uma vez lixa grande parte dos pagãos, precisamente os que oficiam em diversos bosques de Moscovo.
A Igreja Ortodoxa russa tem medo do crescimento do Paganismo, conforme o mesmo russo testemunha, porque, diz ele, «este grupo mais jovem e mais enérgico não está preparado para se conformar com uma ideologia que é a de ser humilde e dar a outra face».
Refere também, o russo, por comparação, o caso lituano, em que o governo apoia o Paganismo nacional, isto é, a Romuva. O Estado Lituano dá dinheiro a esta organização, ajudando-a a construir templos. É de lembrar que o grande fundador deste moderno Paganismo na Lituânia, o já falecido Jonas Trinkunas, que tive a honra de conhecer, chegou a ser preso durante a era soviética por actividade etnicista - etno-religiosa, na verdade - e já se sabe como é que o actual Estado lituano se encontra em posição de confrontação com a actuação russa nas suas fronteiras...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo, olha esta:

https://www.theguardian.com/world/2016/sep/23/polish-lawmakers-anti-abortion-bill

Os deputados do partido que está no poder na Polónia (que por acaso é o país onde resido neste momento) também a demonstrarem que o seu partido não é pró-branco mas sim pró-cristão, e a ferirem de morte o nacionalismo neste país, pois a população mais jovem vai olhar outra vez para a esquerda que está desejosa de abrir as comportas do mundo eslavo aos escurinhos.

29 de setembro de 2016 às 19:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É, depois queixam-se de que a culpa de todo o mal é dos sionistas e etc....

30 de setembro de 2016 às 00:13:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home