sexta-feira, agosto 19, 2016

EUA DESLOCAM PARA A ROMÉNIA ARMAS NUCLEARES QUE SE ENCONTRAM NA TURQUIA

Os EUA começaram a deslocar munições nucleares da Turquia para a base Devesel na Roménia, informou na quinta-feira (18) o jornal on-line belga EurActiv citando fontes.
"Os EUA começaram a deslocar armas nucleares da Turquia para a Roménia no contexto do deterioramento das relações entre Washington e Ancara", informou a publicação.
De acordo com a edição, a operação é difícil "tanto em termos técnicos, como políticos". "Não é fácil transportar 20 bombas nucleares", cita uma das fontes do EurActiv.
Na base aérea Incirlik na Turquia, que fica a 100 km da fronteira síria, estão colocadas cerca de 50 unidades de armas nucleares tácticas desde o período da Guerra Fria. Estes dados não foram confirmados.
Durante tentativa fracassada de golpe de Estado na Turquia, na noite de 16 de Julho, foi detido um comandante de uma base que tinha relação com o golpe e foram proibidas temporariamente descolagens e aterragens de aviões da Força Aérea dos EUA, que seriam realizadas na base anteriormente citada.
Segundo fonte do EurActiv, depois da tentativa de golpe, as relações entre Turquia e EUA deterioram-se de tal forma que os EUA não mais querem guardar armas nucleares em território turco.
A nova base, para onde foram deslocadas as armas nucleares, fica na Roménia e é um local com escudo anti-míssil que provoca indignação da Rússia, destacou a publicação.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/americas/20160818/6070625/eua-nao-confiam-na-turquia.html

* * *

É, basicamente, uma boa notícia - quanto maior a distância entre o Ocidente e a actual Turquia, melhor; e é também boa ideia afastar do mundo islâmico armas nucleares ainda por usar...