sexta-feira, abril 17, 2015

PNR DENUNCIA «AUTISMO» DE SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE - E DESPREZO PELA SAÚDE DO POVO POR PARTE DA ELITE PS-PSD

O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, considerou esta semana que a reportagem da TVI «1 hora e 35 minutos» sobre o tema das urgências hospitalares demonstra que «os Serviços de Urgência em Portugal funcionam muito bem». 
A reportagem punha a nu o caos a que chegam as ditas urgências, agora que já não há possibilidade de justificar essa situação com um surto de gripe.
Sabemos que o papel da TVI até às próximas eleições, e qual correia de transmissão do PS, é o de tentar de todas as formas e mais uma apresentar os podres desta governação. Sabemos bem que o PS e os media por ele controlados só falam no presente para fazer esquecer o passado, da mesma forma que o Governo só fala no passado para encobrir o presente. Lá diz o povo que “zangam-se as comadres, sabem-se as verdades”… e as comadres do PS (basta ver os negócios pouco claros de António Costa quer na Câmara Municipal de Lisboa quer como ministro de José Sócrates) têm de facto muitas culpas no cartório.
Assim, nesta questão os partidos do alterne, todos são culpados, pois os encerramentos de muitos serviços de saúde ou a sua diminuição de competências, bem como os cortes iniciados no governo Sócrates, são os únicos e verdadeiros responsáveis pelo caos instalado nas urgências hospitalares.
O PNR lamenta estas declarações de um responsável governamental, que demonstram um total alheamento da realidade e uma extrema insensibilidade, a exemplo de outras declarações levianas e irresponsáveis a que muitos Ministros e Secretários de Estado deste Governo já nos habituaram.
Por muito que tentem esconder o sol com uma peneira, o que é certo é que, lamentavelmente, estamos a ser governados por gente manifestamente incapaz, ou manifestamente capaz de tudo. Obviamente, o Sr. Secretário de Estado não sente os supostos benefícios do alegado “bom funcionamento” dos serviços de saúde públicos, porque em caso de emergência recorre decerto aos serviços de luxo de algum hospital privado. Um Governo que montou um posto de observação na Serra da Estrela, a partir do qual controla o país pela observação feita através de binóculos com as lentes muito estragadas, não sente o país real e, como tal, navega à vista, arrastando o  nosso povo para um naufrágio de graves consequências. 
O PNR continua a defender a reabertura do máximo possível de urgências hospitalares de primeira linha, bem como o alargamento das consultas abertas de alguns centros de saúde. Este alargamento ajudaria a fazer uma triagem que permitiria tratar os casos menos graves nessas unidades, aliviando assim os hospitais distritais. Conseguir-se-ia assim poupar recursos em viaturas de emergência e proporcionar às populações serviços de saúde mais próximos. Para o PNR, a igualdade no acesso à saúde é um direito inegociável. 
*
Fonte: http://www.pnr.pt/noticias/nacional/secretario-de-estado-vive-noutro-mundo/