terça-feira, março 03, 2015

SOBRE O NOVO NOME DO AEROPORTO DA PORTELA

Haja tempo para lembrar uma notícia da primeira metade do mês passado que, mercê da sua natureza, continua actual: http://www.sol.pt/noticia/123901
*
A Câmara municipal de Lisboa aprovou hoje por unanimidade uma moção onde propõe ao Governo que o aeroporto da Portela passe a chamar-se aeroporto Humberto Delgado.
A proposta foi aprovada por unanimidade, como uma das iniciativas da autarquia para  assinalar os 50 anos do assassinato do “General sem Medo”, a 13 de Fevereiro de 1965. A Câmara socialista aprovou igualmente um voto de saudação em memória de Humberto Delgado, “uma das personalidades mais relevantes do século passado” que “contribuiu decisivamente para formar o Portugal de hoje”. 

* * *

Nada tenho contra a figura histórica de Humberto Delgado. Entre ele e Salazar, prefiro o primeiro, que era ou fez-se democrata. Sucede que em matéria de História da Aviação em Portugal, bem mais importantes do que HD foram Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Esquecer os nomes dos mais famosos aviadores do País em proveito do de um militar político afigura-se manobra de politiqueirismo barato. 
Pessoalmente prefiro o nome actual... não enveredo pelo culto de pessoas e a Esquerda supostamente também não, em nome da igualdade... Recordo-me de como na minha infância e adolescência, as escolas tinham todas nomes locais - Escola Primária do Espargal, Escola Preparatória de Oeiras, Escola Secundária de Valongo, etc.. Surpreendeu-me, mais pela negativa que pela positiva, que uns anos depois os estabelecimentos de ensino em que andei tivessem agora designações com base na onomástica de pessoas. A Escola Secundária de Paço de Arcos é de Paço de Arcos, não é de um indivíduo chamado Freitas Branco. Enfim, há coisas piores.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O contrato de fornecimento do sistema Pantsir ao Brasil pode ser assinado no ano corrente, declarou Goreslavskiy.

Leia mais: http://br.sputniknews.com//defesa/20150303/316642.html#ixzz3TJxpsC1j

3 de março de 2015 às 11:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Madonna compara França a Alemanha nazi

http://observador.pt/2015/03/02/madonna-compara-franca-alemanha-nazi/

3 de março de 2015 às 11:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E na Europa falida Ministro Espanhol alerta:

Sanções contra Rússia custaram 21 bilhões de euros à União Europeia, diz ministro espanhol


http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39440/sancoes+contra+russia+custaram+21+bilhoes+de+euros+a+uniao+europeia+diz+ministro+espanhol.shtml

3 de março de 2015 às 14:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

para o ti um desafio ,publica

Humberto Delgado fascista

http://historiamaximus.blogspot.pt/2015/03/humberto-delgado-fascista.html

5 de março de 2015 às 12:27:00 WET  
Blogger Caturo said...

Desafio aceite...

13 de maio de 2015 às 18:44:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home