quarta-feira, outubro 22, 2014

DEPUTADOS PORTUGUESES CUSTAM QUASE MIL POR CENTO MAIS AO CONTRIBUINTE DO QUE DEPUTADOS NORTE-AMERICANOS

Fonte: http://www.tugaleaks.com/portugueses-pagam-deputados-assembleia-republica.html
*
A ideia de que os Portugueses pagam mais pela política do que “os outros” (leiam-se: todos os outros) não é nova. Mas houve um blog que decidiu fazer as contas.
O blog “Eu acuso” publicou no início de Agosto, usando fontes da Assembleia da República e do Congresso dos Estados Unidos da América, algumas contas que se podem fazer com dados público.
A conclusão, é que os Portugueses pagam quase mais 1000% a mais pelos deputados do que os Americanos.

Segundo o blog “matematicamente, os deputados americanos em salários custam a cada um dos norte-americanos 23 cêntimos de euro, enquanto os salários dos deputados portugueses custam a cada um dos portugueses 98 cêntimos“, ou seja, “comparativamente e em proporção aos PIB per capita norte-americano e português, cada um dos deputados portugueses custa per capita 9,8 vezes, ou 980%, mais do que os seus homólogos norte-americano“.
O blog realça ainda que “aqui não contámos com as ajudas de custo de representação, viagens e alojamentos pagos, cartões de crédito, subsídios de renda e de alojamento, e demais subvenções e subsídios no exercício e após o fim do exercício para os deputados portugueses, que podem muito facilmente duplicar a sua remuneração global”

Consulta as contas que levaram a esta afirmação


O Tugaleaks tem noticiado várias informações sobre o funcionamento da Assembleia da República, entre elas:
– Assembleia da República gasta mais cinco milhões de euros em 2014: existe neste ano mais despesas de financiamento, despesas de capital, condecorações, e até “vestuário”.
– Assembleia da República gasta praticamente 30 euros por dia só em água engarrafada: aquilo que um cidadão não ganha por dia, gasta a Assembleia da República apenas em água engarrafada.
– Passos Coelho não quer “independentes” como deputados na Assembleia da República: o próprio Primeiro–Ministro indicou á RTP que não queria pessoas independentes na Assembleia da República por causa da “ingovernabilidade”.


Claro que a população dos EUA é incomparavelmente mais numerosa do que a de Portugal, pelo que torna óbvio que o custo dos deputados portugueses é distribuído por menos contribuintes que nos EUA. Mas isto deveria ser só mais um motivo para que não houvesse mais mordomias para além do salário já de si elevadíssimo que os deputados de Portugal auferem. 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

gostava de saber a diferença tambem com paises pequenos e com menos populaçao da europa.
Acho que nos iamos surpreender ainda mais.

22 de outubro de 2014 às 21:16:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home