quarta-feira, outubro 01, 2014

CHIMPANZÉS GOSTAM DE MÚSICA AFRICANA E INDIANA, NÃO GOSTAM DE MÚSICA OCIDENTAL E JAPONESA

Porque hoje é o dia mundial da música, cá vai: http://www.apa.org/news/press/releases/2014/06/chimps-music.aspx
* * *
Um estudo da Universidade Emory, em Atlanta, EUA, publicado pela American Psychological Association, indica que os macacos preferem o silêncio à música ocidental, mas gostam de música de África e da Índia.
Diz o co-autor Frans de Waal: «o nosso objectivo não era encontrar uma preferência pelas músicas de diferentes culturas. Usámos músical cultural de África, Índia e Japão para identificar propriedades acústicas específicas. Pesquisas anteriores tinham focado apenas a música ocidental e não contaram com as características muito diferentes da música não ocidental. Enquanto os primatas não humanos tinham anteriormente demonstrado uma preferência em termos de escolhas musicais, escolheram consistentemente o silêncio em vez de certos tipos de música anteriormente testados.»
Os autores testemunham que «embora a música ocidental, como a pop, o blues e a clássica, soem muito diferentemente ao ouvinte casual, todas elas seguem os mesmos padrões musicais e acústicos. Portanto, ao testar apenas diferentes músicas ocidentais, as pesquisas anteriores repetiram-se umas às outras, no essencial.»
Durante a experiência, quando se ouvia música africana e indiana, os macacos passaram mais tempo numa área em que pudessem ouvir melhor a música. Quando se ouviu música japonesa, os símios em teste encontravam-se mais frequentemente em áreas nas quais era difícil ou impossível ouvir a música. A música africana e indiana da experiência tinham contrastes extremos de batidas fortes para fracas, enquanto a música japonesa tinha batidas fortes regulares, o que também é típico da música ocidental.
Os macacos que estavam a ser testados, chimpanzés, «eventualmente interpretam os padrões rítimos previsíveis como ameaçadores, porque as demonstrações de força entre os chimpanzés incorporam usualmente sons rítmicos repetidos tais como batidas, palmas e chocalhar de objectos», segundo Waal.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu nem consigo imaginar a razão...

1 de outubro de 2014 às 20:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E o kosher ainda kis dar desculpa do pc tipica falsa ciencia..o cerebro menos evoluido tem zonas mais primitivas parecidas tipo vasos incompletos

1 de outubro de 2014 às 21:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E isto, no teu entender, prova o quê?

1 de outubro de 2014 às 21:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Eu disse que provava alguma coisa?...

2 de outubro de 2014 às 00:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

De facto não disseste e isso deixou-me admirado, ficar à espera que alguém venha dizer aquilo que tu pensas é um bocado estranho.

2 de outubro de 2014 às 13:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Preocupa-te antes de mais nada com os teus próprios pensamentos, que, pelos vistos, bem precisas, já que isso não está nada com bom aspecto. Estás com ar de nervoso, dá ideia que te mordes todo na antecipação pelo que se possa dizer sobre isto...

2 de outubro de 2014 às 16:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Nervoso, eu? Estás enganado, nada que o teu cerebrozinho de minhoca produza me espanta.

Já agora, diz aqui à gente quantos piolhosos nacionalistas do PNR estiveram no meet?

2 de outubro de 2014 às 21:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Confirma-se - estás de tal forma nervoso que até perdes a compostura, partes para o insulto infantilóide e, cúmulo da mediocridade intelectual, e desespero, até tentas desviar a conversa de forma puramente gratuita, e baratucha, sem mais quê nem para quê, isto mesmo depois de ainda por cima esse assunto já ter aqui sido referido em pelo menos dois tópicos, com fotos e números. Para maior irritação tua, nem sequer me podes acusar de ter inventado este estudo, cuja conclusão constitui mais um facto que te deita abaixo a redutora e imbecilmente igualitária visão da realidade que os teus donos te enfiaram cornos adentro. Alas!, como dizem os Ingleses, tens mesmo de ir marrar com esses chavelhos obscenamente atrofiados nos cientistas que descobriram mais esta, e se tu nem aqui dás conta do recado, quanto mais com eles...

2 de outubro de 2014 às 23:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

lol que enterranço

"Preocupa-te antes de mais nada com os teus próprios pensamentos, que, pelos vistos, bem precisas, já que isso não está nada com bom aspecto. Estás com ar de nervoso, dá ideia que te mordes todo na antecipação pelo que se possa dizer sobre isto..."

brilhante resposta

3 de outubro de 2014 às 00:38:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home