sexta-feira, setembro 19, 2014

VINTE E NOVE PARTIDOS SEPARATISTAS EUROPEUS REUNIRAM-SE NA ESCÓCIA PARA APOIAREM A RESPOSTA AFIRMATIVA NO REFERENDO DA INDEPENDÊNCIA

"Vote sim, por vocês mas também por nós", pediu aos escoceses nesta quarta-feira em Edimburgo Daniel Turp, do Partido Quebequense do Canadá, dizendo que é preciso insistir nos referendos. Numa entrevista colectiva à imprensa com líderes de movimentos separatistas europeus, Turp disse que a vitória do "sim" abriria caminho para outros referendos parecidos.
A província canadiana de língua francesa já realizou dois, em 1980 e 1995, que tiveram a vitória do "não".
"Estamos convencidos de que haverá um terceiro, e que Quebec será livre no final". Mas, de qualquer maneira, "se você perde um referendo, tem outro depois", disse.
Josep María Terricabras, eurodeputado do partido separatista catalão Esquerra Republicana de Cataluña, disse que "escoceses e ingleses não podem ter mais filhos juntos".
O político recorreu a uma metáfora conjugal para explicar as ofertas de maior autonomia para a Escócia feitas por Londres nas últimas semanas. "Pode ser que o teu parceiro te diga um dia para te conquistar: 'Um dia, vou-te amar enormemente'. E você pode pensar: 'Poderíamos ter um filho.' Mas não, os escoceses não podem ter mais filhos com os ingleses, nem os catalães com os espanhóis", afirmou.
Vinte e nove partidos separatistas europeus aproveitaram o referendo da Escócia para assinar uma declaração de apoio ao direito à auto-determinação.
"Reiteramos o nosso pleno compromisso com o direito à auto-determinação e reconhecemos o direito dos países sem Estado de decidir seu futuro", afirma a declaração.
* * *
Fonte:http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/09/18/interna_internacional,570435/separatistas-de-todo-o-mundo-se-reunem-na-escocia-para-pedir-mais-referendos.shtml

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas eles fazem a mesma coisa em relação aos referendos da União Europeia, repetem-nos até à exaustão!...

23 de setembro de 2014 às 18:27:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home