quarta-feira, maio 28, 2014

TRIBUNAL SUÍÇO DECIDE QUE SAUDAÇÃO «NAZI» EM PÚBLICO NÃO É SÓ POR SI UM CRIME

Fonte: http://www.theguardian.com/world/2014/may/21/swiss-court-rules-nazi-salute-personal-statement-not-racism
Na Suíça, um tribunal determinou que não constitui crime de discriminação racial fazer a saudação romana, dita «nazi», desde que tal gesto seja uma afirmação pessoal e não um acto de propaganda.
O tribunal federal de Lausanne decidiu que a saudação de braço direito esticado e levantado não é punível quando feita em público como mera declaração ideológica de carácter particular.
Deste modo, o tribunal federal anulou a condenação emitida no ano passado por um tribunal menor contra um indivíduo acusado de discriminação racial por ter feito a saudação romana durante uma manifestação em Agosto de 2010, na qual participaram cerca de cento e cinquenta militantes. A manifestação tivera lugar uma semana depois de o Dia Nacional Suíço ter sido agendado para o prado Rütli, sobre o Lago Lucerne onde, de acordo com a lenda, foi criada a Confederação Suíça em 1921.
O tribunal disse que o indivíduo substituiu o juramento suíço por uma saudação «nazi» de vinte segundos. Mas deixou claro que o gesto só seria punível se estivesse a ser usado para disseminar ou propagandear ideologia racista com a intenção de influenciar outros.
Este gesto é criminalmente punido na Alemanha, na Áustria e na República Checa. Uma lei suíça de 1995 proíbe a exposição de símbolos racistas para promover ideologias racistas.
O incidente deu-se em Agosto de 2010, dois meses depois de o conselho federal suíço de sete ministros, incluindo o presidente, ter decidido não banir a saudação «nazi» e a suástica na Suíça. Uma comissão federal anti-racista considerou má essa decisão, dizendo que teria «sérias consequências.»

Noutra decisão relativa a questões de racismo, um tribunal suíço decidiu no início do ano que chamar a alguém «porco estrangeiro» ou «refugiado nojento» poderia ser insultuoso, mas devido ao facto de as expressões constituírem insultos amplamente utilizados na língua alemã não poderia ser considerados ataques racistas.


Duvido que na Suíça exista alguma proibição sobre a ostentação de símbolos comunistas, mas enfim, as decisões acima referidas não deixam de ser surpreendentes, vindas do seio da elite político-cultural reinante, podendo até constituir um bom sinal de evolução no sentido da coerência democrática da parte de quem manda. 
Sobre o gesto da saudação romana, ler aqui: http://gladio.blogspot.pt/2013/12/sobre-saudacao-nazi-alias-romana-alias.html




10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Médicos cubanos com destino a Portugal chumbaram em teste:


http://www.noticiasaominuto.com/pais/226135/medicos-cubanos-com-destino-a-portugal-chumbam-em-teste

29 de maio de 2014 às 13:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A cannabis é inócua e até benéfica, fartam-se de guinchar os do lóbi pró-cannabis:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/droga-cannabis-ja-e-a-primeira-causa-de-pedidos-de-ajuda-em-centros-de-tratamento

29 de maio de 2014 às 13:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eis um novo programa que está a causar a indignação entre os iluminados liberaizinhos. Consiste numa série de situações discriminatórias captadas por câmeras ocultas para averiguar a reacção das pessoas. Claro que os autores dos actos de discriminação e as suas vítimas são os mesmo do costume. Mais uma manobra de perpetuação da culpa do Europeu e de vitimização do não-Europeu. Então agora com a recente vitória da Direita/"Extrema"-Direita em vários países da Europa, em especial na França, vai ser uma caça às bruxas ao "fascista-racista-nazi" vai lá vai...

Já agora, as situações mostradas neste programa são encenações, as pessoas que estão no centro da acção são actores e actrizes, bem como algumas que depois intervêm, o que até torna a coisa pior já que meterem o Branco como o mau da fita é intencional. Se se filmasse uma horda de 30 árabes ou 30 sub-saarianos a assaltarem e agredirem DISCRIMINADAMENTE no Metro, encenado ou não, isso já seria abafado, por motivos sobejamente conhecidos de quem não tem uma visão das coisas completamente distorcida como esses "mentes abertas" humanistas do crl que só têm voz para criticar o Branco.


http://www.programme.tv/news/actu/104804-cam-clash-decouvrez-les-images-chocs-de-la-nouvelle-emission-de-france-4-video/

29 de maio de 2014 às 16:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Na primeira conferência de imprensa que deu em Bruxelas, depois da vitória eleitoral da Frente Nacional nas europeias, Marine Le Pen não perdeu tempo a demonstrar de novo o seu apoio ao Presidente russo, Vladimir Putin, que classificou como “um patriota”.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/e-estupido-que-a-ue-tenha-entrado-numa-guerra-fria-com-putin-disse-marine-le-pen-1637923

29 de maio de 2014 às 19:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ao mesmo tempo que Bruxelas discute a concessão de novos empréstimos à Ucrânia, o nível do desemprego entre a juventude europeia atinge os mais altos números da última década. Segundo os últimos dados, nos 27 países da UE estão sem emprego cerca de 6 milhões de jovens com idades até aos 25 anos.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_05_29/Juventude-europeia-nao-tem-onde-trabalhar-2165/

29 de maio de 2014 às 19:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Se se filmasse uma horda de 30 árabes ou 30 sub-saarianos a assaltarem e agredirem DISCRIMINADAMENTE no Metro, encenado ou não, isso já seria abafado,»

Nem é «seria», é foi mesmo, ou pelo menos tentou-se - não me esqueço da inacreditável e revoltante lata (e um dia isto há-de ser pago) com que a inqualificável cambada que controla o ACIDI quis ameaçar a CP de acusação de «racismo!!!!!» (pecado capital, como se sabe) só porque a CP entregou à comunicação social gravações de câmaras de video-vigilância em que se viam imagens de negros a agredir passageiros nos comboios da linha de Cascais. Pergunta «pertinente» da ACIDI: «então e não havia imagens com brancos a agredir? Ou só os negros é que agridem?»

Só por ter feito esta pergunta já se pode deixar escrito e assinado que nenhum escarro é demasiadamente grosso para ser aplicado a tal tipo de «gente».

29 de maio de 2014 às 19:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Poder global: a Rússia sobe

http://port.pravda.ru/russa/28-05-2014/36820-russia_sobe-0/

29 de maio de 2014 às 19:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

China suspende transações em EUA-dólares (bancos afegãos)


http://port.pravda.ru/busines/27-05-2014/36817-china_usd-0/

29 de maio de 2014 às 19:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Parlamento Basco proclamou hoje que "Euskal Herria" (o País Basco) tem direito à autodeterminação e que esse direito "reside na força dos seus cidadãos, a quem cabe decidir livremente e democraticamente o seu estatuto político

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3941500&seccao=Europa

29 de maio de 2014 às 19:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Na primeira conferência de imprensa que deu em Bruxelas, depois da vitória eleitoral da Frente Nacional nas europeias, Marine Le Pen não perdeu tempo a demonstrar de novo o seu apoio ao Presidente russo, Vladimir Putin, que classificou como “um patriota”."

Os nacionalistas Russos discordam dela;

http://www.stormfront.org/forum/t447934/

30 de maio de 2014 às 20:55:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home