sábado, setembro 15, 2012

SOBRE O CULTO CÉLTICO DAS CABEÇAS NO ALENTEJO

Objectos votivos encontrados no Escoural
Nos últimos anos, novos contributos científicos têm permitido rever conceitos e teorias. Em particular, no que diz respeito à História, com o novo paradigma da Continuidade Paleolítica, apoiado na linguística, na genética, na arqueologia, na climatologia, etc., é possível colocar-se a hipótese de serem os antigos Celtas os primeiros habitantes, em tempos paleomesolíticos, do Ocidente Europeu. Ora o Alentejo pode contar-se entre as regiões que mais claramente se harmonizam com tal hipótese.
À luz desta perspectiva, entre os vestígios arqueológicos do Sudoeste peninsular vamos salientar alguns exemplos que nos levam a supor estarem as terras alentejanas incluídas, de modo expressivo, dentro do roteiro céltico do culto das cabeças. Efectivamente, muitos achados parecem indiciar ter havido um tratamento especial dado a certos crânios, tratamento esse que pode remeter-nos para práticas rituais de cariz mítico-religioso próprio do mundo celta.
Segundo muitos autores, para os antigos Celtas, a cabeça possuiria atributos divinos. Como tal, talvez considerada incorruptível e autónoma do corpo, teria poderes protectores – das pessoas ou colectividades, do gado ou da vegetação –, divinatórios ou proféticos, de cura e de regeneração, poderes, em suma, xamânicos. (...)
Os dados arqueológicos, iconográficos, ou mitológicos sugerem, por outro lado, ter existido uma primeira fase desse culto das cabeças, interligado com o conhecimentos dos ciclos sazonais, os cultos primordiais da fertilidade, dos mortos e dos antepassados; numa segunda etapa, nas idades dos Metais, sobretudo do Ferro – meados do I milénio a. C. – ter-se-á evoluído para o culto das cabeças cortadas, a cabeça dos inimigos, relacionando-se, deste modo, não apenas com a sobrevivência do próprio grupo, mas também com a guerra e com os jogos de poder entre grupos distintos. Ora o Alentejo parece dispor claramente dessas duas fases.
Poderemos dizer que este culto é visível desde, pelo menos, o VII milénio a. C., passando pelas sucessivas eras pré-históricas até à romanização, época em que um crânio encontrado em Tróia (Setúbal) mostra a continuidade e a larga diacronia da prática de trepanação, uma prática com componentes reveladoras do exercício de rituais relacionados com a crença nas capacidades excepcionais atribuídas à cabeça humana.
(...)
Um pouco mais tarde, no espólio do Monte da Velha, em Serpa (III milénio a. C.) – um provável santuário megalítico –, encontraram-se os fragmentos cranianos de um esqueleto claramente dissociados das restantes ossadas. Nas necrópoles de todo o Sudoeste peninsular, do período Calcolítico ao Bronze Final (cerca do IV ao II - I milénio a. C.), mantém-se este tipo de atitude – veja-se o caso da sepultura de Medarra, em Aljustrel –, a ponto de, por vezes, se depositarem os crânios numa espécie de arca, fazendo-os acompanhar por oferendas funerárias.
(...)
Todo o espólio parece implicar a existência de um eventual ritual relacionado com um sacrifício humano, próprio do culto das cabeças cortadas em contexto guerreiro, bem como do culto das cabeças inserido em rituais fundacionais e de soberania. A natureza dos objectos votivos encontrados, como a cerâmica ou as placas oculadas – na linha dos achados do Escoural, Estremoz, Vidigueira ou Évora, de épocas anteriores – e os múltiplos restos animais – a sugerir refeições e libações rituais cíclicas, como seriam as cerimónias solsticiais –, indica-nos, assim, não só a persistência de crenças, como também a presença da segunda fase deste culto céltico.
(...)


27 Comments:

Anonymous Anónimo said...

CATURO, se puderes ligar para a rtp1 e ver a final do campeonato europeu de hoquei em patins, ves que o chao ta com o meio campo a dizer Angola 2013 (campeonato do mundo) e banco bic e marcas de pretos la para o meio.
Tambem aparece sonangol no meio do marcador.

NUNCA VI ESTA MERDA EM SITIO NENHUM.


E O PIOR DE TUDO.

Na parte de tras da tshirt de jogo de Portugal diz Angola 2013.


Isto é legal sequer?

15 de setembro de 2012 às 22:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Alentejo era povoado sobretudo pelos celtici, certo?

15 de setembro de 2012 às 23:16:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Certo.

16 de setembro de 2012 às 00:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Alentejo era povoado sobretudo pelos celtici, certo?

sim, os celtici ja estavam la antes dos iberoi - hehe

16 de setembro de 2012 às 00:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tenho uma questão, Caturo:
Todos estes povos chamados Árias ou Indo-Europeus descendem ou não das populações pré-históricas (paleolíticas e neolíticas) presentes no território nacional e que deixaram vestígios arqueológicos numerosos, como antas, menires, dólmenes, etc.?
Qual a relação de ambos?
Há uma continuidade ou, pelo contrário, foi o resultado de migrações?
Assisti a uma palestra do Professor Olivaeira Jorge e fiquei com algumas dúvidas. Gostaria muito que me pudesse esclarecer para isto.
O meu obrigado!

16 de setembro de 2012 às 13:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, não vi nacionalistas na manifestação. Estavam contra?

16 de setembro de 2012 às 14:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Creio que houve lá nacionalistas, sim. Contra o propósito da manifestação, não ouvi nenhum nacionalista falar, apenas contra a intervenção bloquista quase a monopolizar a acção para o seu lado.

16 de setembro de 2012 às 16:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«O Alentejo era povoado sobretudo pelos celtici, certo? sim, os celtici ja estavam la antes dos iberoi»

Quase não houve «iberoi» (escrito assim é mais erudito, se calhar...) na região do Alentejo.

16 de setembro de 2012 às 16:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«O Alentejo era povoado sobretudo pelos celtici, certo? sim, os celtici ja estavam la antes dos iberoi»

Quase não houve «iberoi» (escrito assim é mais erudito, se calhar...) na região do Alentejo. Os Celtas, em contrapartida, estiveram em praticamente toda a zona alentejana - e até no Algarve.

http://chandrakantmarwadi.com/wp-content/uploads/2011/11/Prerome-europe.gif

16 de setembro de 2012 às 16:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Todos estes povos chamados Árias ou Indo-Europeus descendem ou não das populações pré-históricas (paleolíticas e neolíticas) presentes no território nacional e que deixaram vestígios arqueológicos numerosos, como antas, menires, dólmenes, etc.?»

Essa é uma boa pergunta e tem feito correr incontáveis rios de tinta ao longo dos últimos dois séculos... Numa primeira fase da investigação histórica moderna, pensou-se que os megálitos pertenciam aos Druidas, portanto, que eram célticos, mas essa hipótese foi totalmente posta de lado ao estabelecer-se que os Celtas, tal como os outros Povos da mesma família indo-europeia, só teriam chegado à Europa na Idade dos Metais, portanto muito depois do Neolítico. É esta a teoria oficial, por assim dizer: os Indo-Europeus mais antigos teriam vivido nas margens do Mar Negro e por volta de 3000 a.c. começaram a disseminar-se, em estrela, para todo o mundo circundante: para a Europa, para a Ásia Menor, para a Índia e Irão - e, descobriu-se posteriormente, também para a região da China (os Tocários ou Tocarianos). Os Celtas propriamente ditos só se teriam desenvolvido a partir do século VIII a.c., com a Primeira Idade do Ferro (Hallstatt), embora os Proto-Celtas já existissem a partir da Idade do Bronze Final (cultura dos Campos de Urnas). Mas Celtas «celtas mesmo», só a partir de Hallstatt.

Esta é a teoria dominantemente estabelecida nos meios académicos.

Mas... mais recentemente, surgiu a ousada Teoria da Continuidade Paleolítica, que, alegadamente (com ou sem razão, não sei) sustentada na Genética e na Linguística, e na Arqueologia, diz que os Indo-Europeus são muitíssimo mais antigos, existindo já há quarenta mil anos, e que pelo menos os Indo-Europeus Ocidentais, nomeadamente, os Celtas, partiram da faixa ocidental ibérica para a Irlanda e ilhas britânicas. Isto porque as populações dos países ditos formalmente célticos (Irlanda, Man, Escócia, Gales, Cornualha, Bretanha), são predominantemente do haplogrupo R1B, cujo representante mais antigo parece ser o da Ibéria.

16 de setembro de 2012 às 16:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://chandrakantmarwadi.com/wp-content/uploads/2011/11/Prerome-europe.gif

o mapa nada prova, pois nessa altura os celtiberos ja tinham absorvido os iberos em muitas zonas; um pouco antes e os celtas ainda eram minoria e os iberos a maioria da peninsula - hehe; isso a nivel cultural, por que a nivel etnico os iberos devem ter predominado assim como predominaram em gales e cia

16 de setembro de 2012 às 22:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Gales

testes indicam que é aí que se encontra mais e3b balcanico (ou seria ibero?)

16 de setembro de 2012 às 22:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

http://chandrakantmarwadi.com/wp-content/uploads/2011/11/Prerome-europe.gif

«o mapa nada prova,»

O mapa chateia quem queria fazer dos Celtas um exclusivo nortenho. É por isso é que o mapa «nada prova».



«pois nessa altura os celtiberos ja tinham absorvido os iberos em muitas zonas; um pouco antes e os celtas ainda eram minoria»

Tudo isso é que nada prova, com plena propriedade da expressão - são apenas especulações, e sem qualquer base sólida. A única coisa sólida é isto: a área dos Iberos era o sudeste da Ibéria. O resto são influências secundárias - e o sul de Portugal foi celtizado, tanto ou mais que o norte. Aliás, em todo o território actualmente português, o Alentejo é a zona onde a presença céltica está mais garantida.


17 de setembro de 2012 às 00:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"e o sul de Portugal foi celtizado, tanto ou mais que o norte."


o "sul de Portugal" foi "celtizado" (nalguns topónimos e etc)...o Norte era celta.
é essa a diferença.

os próprios celtici, como o próprio nome indica, já não eram celtas propriamente "puros", e sim celticizados.

partilhavam a zona interior do alentejo com povos pré-celtas, como os turduli ou os turdetanos.
algumas tribos celtici migraram para norte, com algumas tribos turduli...

no litoral havia colónias fenícias e o algarve/baixo alentejo era cónio/cinete e turdetano...se os cónios não fossem uma mera variante dos turdetanos.

os celtici não ocuparam nem metade do alentejo e assimilaram ou foram assimilados por outras etnias (tanto faz para o caso)...

17 de setembro de 2012 às 12:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"http://chandrakantmarwadi.com/wp-content/uploads/2011/11/Prerome-europe.gif"


é, mas por essa lógica até uma parte da Turquia é celta, para não falar da Hungria, de boa parte da Roménia, do Norte dos Balcãs, da Alemanha, antiga Checoslováquia, País Basco, Sul da Polónia, um bocadinho da Bulgária, etc

se vamos por aí, a maioria da Europa é "celta".

os celtas podem ter chegado a várias zonas da Europa e até fora desta (como no caso da Turquia)

mas a sua passagem, não indica celticidade de raíz, nem influência duradoura, constante, maciça, etc

17 de setembro de 2012 às 12:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

depois é engraçado agarrarem-se à "toponímia celta" para justificarem que o sul é (ou era) celta, e ao mesmo tempo ignorarem a toponímia não-celta de origem "oriental" e não só, que lá havia (e em maiores quantidades)
e não estou a falar das invasões muçulmanas, mas sim muito antes disso.

17 de setembro de 2012 às 12:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"o mapa nada prova"

Diz um brasuca que nem sabe localizar no mapa França ou Portugal. ahahah Os iberos arqueologicamente falando só estveram no levante ibérico. Agora povos pré vagas celtas estiveram em vários sitios, o que não faz deles menos indo-europeus segundo a continuidade paleolitica.

17 de setembro de 2012 às 13:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«depois é engraçado agarrarem-se à "toponímia celta" para justificarem que o sul é (ou era) celta, »

O que seria engraçada se ao menos fosse inteligente é a mesquinhez galinácia de quem está sempre apostado numa luta ridiculamente política e anacronista quando se fala seja no que for - estava-se a falar da presença céltica na região que é hoje Portugal há dois mil anos, e mais, mas para o galinácio do costume o de há dois mil anos é como o de agora, tanto faz, porque para justificar o seu mentecapto divisionismo pretensamente étnico (regionalista de esperteza saloia com pretensões a étnico) precisa de fazer crer que o Norte é que foi sempre celta e o Sul nunca!, ou só um bocadinho, muito pequenino, mas mesmo muito pequenino, porque «ai, os celtinhas são só nossos!!!!, nossos é que somos os celtinhas!!!!, os celtinhas são meeeeeus!!!!, são cá de cima, não são de vocês!!!!!» e outras imbecilidades do género.


17 de setembro de 2012 às 16:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"http://chandrakantmarwadi.com/wp-content/uploads/2011/11/Prerome-europe.gif"

«é, mas por essa lógica até uma parte da Turquia é celta, para não falar da Hungria, de boa parte da Roménia, do Norte dos Balcãs, da Alemanha, antiga Checoslováquia, País Basco, Sul da Polónia, um bocadinho da Bulgária, etc se vamos por aí, a maioria da Europa é "celta"»

É, não - foi. E foi mesmo, pelo menos a parte que se vê no mapa. Agora, celta é... a área das ilhas britânicas e a Bretanha, porque só aí é que existem línguas célticas. TODO o resto da Europa tem um grau de celticidade relativo, mais presente nuns lados que noutros, mas ainda assim relativo.



17 de setembro de 2012 às 16:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Este Caturo é Rei a estoirar os antifas.

17 de setembro de 2012 às 16:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"e o sul de Portugal foi celtizado, tanto ou mais que o norte."

«o "sul de Portugal" foi "celtizado" (nalguns topónimos e etc)...o Norte era celta. é essa a diferença»

"Diferença" cretina. Isso é presumir que o Norte é celta porque sim, porque sempre o foi, como se, de acordo com a teoria histórica dominante, o Norte não tivesse sido também ele celtizado - porque, de facto, foi mesmo disso que se tratou: o Norte foi celtizado, e talvez menos intensamente do que o norte do Alentejo.


«os próprios celtici, como o próprio nome indica, já não eram celtas propriamente "puros",»

Os Celtici eram celtas até prova em contrário - e nada, absolutamente nada, indica que fossem menos célticos do que por exemplo os Galaicos - antes pelo contrário.


«e sim celticizados. partilhavam a zona interior do alentejo»

Os Celtici dominaram a generalidade do Alentejo, sobretudo o norte, como se pode ver nos mapas acima. E por acaso até dominavam mais o Alentejo ocidental do que o interior, que tinha mais presença tartéssica, a qual, por sua vez também poderia ser céltica, segundo alguns investigadores.


http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lticos

17 de setembro de 2012 às 16:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Irlanda, Man, Escócia, Gales, Cornualha, Bretanha


excato. e o sul/sudoeste de inglaterra, embora a mistura germano-bretã seja muito intensa

18 de setembro de 2012 às 09:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Cornualha é precisamente no extremo sudoeste da Grã-Bretanha, que não é Inglaterra. Daí para leste a celticidade é relativa e gradativa.

18 de setembro de 2012 às 15:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A Cornualha é precisamente no extremo sudoeste da Grã-Bretanha, que não é Inglaterra. Daí para leste a celticidade é relativa e gradativa.


exactamente. ao fundo céltico primitivo juntaram-se saxões (a etnia invasora maioritária): houve cruzamentos, porque os homens saxões casaram com mulheres bretãs no início da invasão da inglaterra; foram encontrados vestígios linguísticos que atestam uma vivência familiar e doméstica (palavras como "craddle", por exemplo, entre outras); a presença viking deu-se mais para norte (dinamarqueses e alguns, menos, noruegueses); creio que de wiltshire para oeste existe uma forte presença de sangue celta, que permaneceu; o centro-sul e o sudeste já são áreas de sangue misto, celta e germânico (saxónico).
não esquecer que os saxões se expandiram em grande número pela grã-bretanha, desde sussex à nortúmbria, fronteira com a escócia.
é nas áreas de que falei que se encontram tipos de crânio sub-braquicéfalo, estatura mediana, cabelos escuros ondulados e olhos cinzentos (raramente castanhos) e estrutura óssea semelhante aos mediterrânicos, embora as circunstâncias históricas tenham originado muita mistura de sangue

20 de setembro de 2012 às 10:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

25% dos britânicos têm ascendência irlandesa, a Inglaterra actual já não é tão germânica a nível genético como foi em tempos.

20 de setembro de 2012 às 16:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, um pouco como em toda a parte, mas o mais interessante é que permanece uma relativa correspondência entre a língua e a genética, uma vez que quanto mais para Gales, mais presente está a genética «pré-germânica», portanto céltica, digamos. Quando se fala no R1B, que é, grosso modo, considerado como o haplogrupo «céltico», é fácil pensar, observando a sua distribuição genérica na Europa, que os Ingleses são maioritariamente «célticos» e acabou. Todavia, a realidade é mais complexa, creio - o R1B é, antes de mais nada, um haplogrupo vindo da Pré-história, chame-se-lhe celta ou não, e tem diversas variantes, e aqui é que bate o ponto, é que algumas variantes podem corresponder de facto aos Celtas mas outras não, outras podem dizer respeito a outras populações indo-europeias relativamente próximas dos Celtas mas deles distintas. E o que se vê neste mapa

http://hauridna.files.wordpress.com/2000/01/haplogroups_europe.png

é que o R1B dominante em boa parte de Inglaterra não é o R1B das ilhas britânicas mas sim o da Flandres, portanto, de uma zona germânica, ou pesadamente germanizada, tendo eventualmente por baixo algum substrato celta, mas de qualquer modo já germânica. Isto mostra que os Ingleses afinal descendem realmente, em boa parte, senão na sua maior parte, dos Povos que vieram dessa região (Celtas arcaicos ou... Saxões e afins, portanto, Anglos e Frísios?) e não tanto dos antepassados dos outros Britânicos (os celtas propriamente ditos da actualidade: Córnicos, Galeses, Escoceses).

20 de setembro de 2012 às 17:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=mc4RbF_rt6I&feature=related


A alma da Inglaterra é Celta!

21 de setembro de 2012 às 12:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home