quarta-feira, abril 13, 2011

METALEIROS TÊM NOTÓRIAS PARECENÇAS COM OS APRECIADORES DE MÚSICA CLÁSSICA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta curiosa notícia:

Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal.
A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.
Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.
Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.
"São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?", afirmou North. Ressalta que uma das explicações pode ser o “aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos”. "As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas", afirmou.
De acordo com North, a pesquisa pode ser muito útil para a indústria fonográfica e para quem trabalha com marketing. "Se conhecer a preferência musical de uma pessoa, pode perceber qual o seu tipo de personalidade e a quem deve vender", disse North. "São implicações óbvias para a indústria da música, que está preocupada com a queda da venda de CDs."

Música e Personalidade
Blues – boa auto-estima, criativos, extrovertidos, gentis, de bem com a vida
Jazz - boa auto-estima, criativos, extrovertidos, de bem com a vida
Música clássica - boa auto-estima, criativos, introvertidos, de bem com a vida
Rap - boa auto-estima, extrovertidos
Ópera - boa auto-estima, extrovertidos, gentis
Country – Trabalhadores, extrovertidos
Reggae – boa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, extrovertidos, gentis, de bem com a vida
Dance – criativos, extrovertidos, rudes
Indie – baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, rudes
Rock/heavy metal – Baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, introvertidos, gentis, de bem com a vida
Pop – boa auto-estima, pouco criativos, trabalhadores, extrovertidos, gentis, desassossegados
Soul – boa auto-estima, criativos, extrovertidos, gentis, de bem com a vida.

Falta aqui a referência aos apreciadores do Folk, mas enfim...

Não é, de resto, a primeira vez que se encontra semelhança entre os campos do Metal e da música clássica, como aqui, por exemplo, se lê:
Para o musicólogo Robert Walser, ao lado do blues e do R&B, a "junção dos estilos musicais díspares conhecidos... como 'música clássica'" foi uma das principais influências do heavy metal desde os primeiros dias do género. Segundo Walser, "os músicos mais influentes [do estilo] foram guitarristas ou violonistas que estudaram a música clássica. A sua apropriação e adaptação dos modelos clássicos foi a fagulha para o desenvolvimento de um novo tipo de virtuosismo na guitarra e de mudanças na linguagem harmónica e melódica do heavy metal".
Embora diversos músicos de metal citem compositores clássicos como sua fonte de inspiração, o metal e a música clássica têm as suas raízes em tradições culturais e práticas diferentes - a música clássica na tradição da música artística, e o metal na tradição da música popular. Como notaram os musicólogos Nicolas Cook e Nicola Dibben, "análises da música popular por vezes também revelam a influência das 'tradições artísticas'. Um exemplo é a associação feita por Walser da música heavy metal com as ideologias e até mesmo com as práticas performáticas do Romantismo do século XIX. No entanto, seria claramente errado alegar que tradições como o blues, rock, heavy metal, rap ou dance music derivam primordialmente da 'música artística'."

Não há de facto dúvida de que, entre os estilos de música moderna popular, o Metal é o único que nas suas letras aborda sistematicamente a História e a Mitologia, sobretudo da Europa mas não só, o que aparentemente contrasta com o facto de os seus apreciadores pertencerem o mais das vezes a estratos médio-baixos da sociedade - tratar-se-á aqui de uma maior receptividade a algum «espírito» do sangue europeu, por assim dizer?... Que há coincidências interessantes a apontar para aí, isso há, como foi neste tópico
referido.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Falta aqui a referência aos apreciadores do Folk, mas enfim..."

Foi exatamente o que eu pensei ao ver esta notícia ontem. Será algo perto da música clássica ou do country? Pois a música folk europeia é bem diversificada, não?

13 de abril de 2011 às 15:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"o Metal é o único que nas suas letras aborda sistematicamente a História e a Mitologia, sobretudo da Europa mas não só"

Pois, hoje o heavy metal realmente possui mais influências de música europeia (clássica, folk) do que antes. Se bem que o rock'n roll desde o início surgiu do country, música de euro-americanos, e do blues, música afro-americana mas com influência também de música branca (a começar pelos instrumentos musicais). Mudou drasticamente com o heavy metal foi a temática lírica que se tornou mais voltada ao antigo ultra-romantismo e depois aos temas folclóricos europeus.

13 de abril de 2011 às 16:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,uma dúvida:a Música Erudita faz parte do Grémio da Música Europeia?

Eu já desconfiava dessa relação:muitas bandas de Heavy Metal nos seus vários géneros e sub-géneros têm como fortes referências precisamente compositores clássicos e denotam essa influência a nível técnico e virtuosístico.E toda agente sabe que a melhor formação é a clássica.

13 de abril de 2011 às 17:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A música Folk é muito diversificada:vai desde o mais tradicional,popular,passando pelo Folk Rock até ao Folk Metal.Em comum todas têm o facto de os seus temas reflectirem aspectos cultura ancestral europeia,como contos -lendários ou não-mitologia,acontecimentos marcantes,espiritualidade primeva e por aí fora.
Juntamente com a chamada música "clássica" representa a mais autêntica forma de expressão musical do Velho Continente.

13 de abril de 2011 às 17:17:00 WEST  
Anonymous Visto de França said...

O sabado passado, fui a ver os Apocalyptica (banda finlandesa) que tocavao na minha cidade. Esta banda toca com 3 "violoncelles" e uma bateria cançoes de Metallica, Sepultura, etc. e suas composiçoes proprias. Acabarao o show com o "Peer Gynt" de Grieg...
Era fantastico.
Heavy Metal é a nova musica classica de nossos tempos.
O Scott Colombus que tocava bateria nos Manowar faleceu no dia 4 de Abril :
Descança em paz, Brother of Metal...
Desculpa mais uma vez para os meus erros.

13 de abril de 2011 às 17:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Caturo,uma dúvida:a Música Erudita faz parte do Grémio da Música Europeia?»

Não sei, mas porque não haveria de o ser, se foi inteiramente criada na Europa, descendendo da antiga música grega?

13 de abril de 2011 às 17:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,estive a ler um artigo de História sobre a Batalha de Hastings,entre Normandos e Anglo-Saxões,que terminou com a derrota dos segundos e o início da sujeição da Inglaterra ao Duque Guilherme da Normandia,o "Conquistador".
A minha questão é a seguinte:estes Normandos do nordeste de França eram Vikings ou uma mistura de escandinavos com franceses?Sempre quis saber.Obrigado.

13 de abril de 2011 às 18:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boa pergunta. Creio que esses Normandos já tinham influência francesa, tanto que já só falavam Francês. Quanto ao sangue, não sei, mas é provável que, no grosso, fosse de raiz dinamarquesa.

14 de abril de 2011 às 22:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

mistura de escandinavos com franceses? ou seria francos?

15 de abril de 2011 às 18:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home